Depois de ônibus incendiados, policiamento é reforçado em Porto Seguro

Pelo menos seis ônibus foram incendiados na manhã desta quarta-feira (30)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 30 de novembro de 2011 às 16:04

- Atualizado há um ano

Da RedaçãoAtualizada às 19h11

Depois de quatro ônibus incendiados e dois depredados em diversos pontos do município de Porto Seguro, a 707 km de Salvador, a Polícia Militar informou que o policiamento foi reforçado na tarde desta quarta-feira (30). A polícia confirmou que três veículos da empresa Brasileira, responsável pelo transporte público, e um ônibus particular foram incendiados.

Quatro ônibus foram queimados no município de Porto Seguro

Segundo informações do site Radar 64, a onda de violência começou na manhã de hoje, e os bombeiros estavam com dificuldades para conter os incêndios simultâneos. De acordo com moradores, as ações têm relação com a morte de Edilson Pereira Viana, 33 anos.

Segundo a polícia, a ação teria sido orquestrada por traficantes do município que matou um policial militar, na noite do último sábado (26). Depois de prestar depoimento, ele deixou a delegacia e foi assassinado por dois homens em uma moto.Pouco antes dos ônibus serem incendiados, moradores já tinham realizado um protesto em frente à delegacia, pedindo transparência nas investigações. Amigos e familiares dizem que Edimilson foi morto como "queima de arquivo".

Pelo menos seis ônibus foram queimados no município de Porto Seguro

Segundo moradores de Porto Seguro, o comércio, escolas e hotéis estão com as portas fechadas e as pessoas foram aconselhadas a não sair de suas casas, por uma questão de segurança.Em comunicado, a PM classificou os incêndios como "atos de vandalismo e tumulto" e afirmou que a confusão "seria orquestrada por traficantes para desviar a atenção da polícia nas buscas pelo ".Unidades do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), da tropa especializada da CIPE/Cacaueira, CIPE/Mata Atlântica e da Companhia de Emprego Tático (Ceto) do CRPR-Sul/Itabuna foram deslocados para o município. O efetivo local conta com um reforço de 100 policiais militares das unidades especializadas, 30 civis e um helicóptero.

No início da noite, o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, acompanhado do delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge, e do subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Eleutério, está neste momento no 8º Batalhão da Polícia Militar em Porto Seguro, averiguando a circunstância da queima dos ônibus.