Desabafo de Lisca ganha apoio de Rodrigo Chagas: 'Coragem de falar'

Técnico do Vitória concorda que momento é ruim para realizar a Copa do Brasil: 'A CBF deveria rever. Mas somos profissionais, estamos aqui para cumprir o calendário'

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de março de 2021 às 19:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Letícia Martins/EC Vitória

As críticas de Lisca sobre o início da Copa do Brasil seguem repercutindo e, nesta sexta-feira (5), ganharam o apoio de Rodrigo Chagas. O treinador do Vitória chamou de 'corajoso' o desabafo do técnico do América-MG e concordou que este não é o momento para a realização do torneio, em meio ao aumento de casos da covid-19. 

O desabafo de Lisca aconteceu na última quarta-feira (3), tanto antes como depois do jogo contra o Athletic, pelo Campeonato Mineiro. O comandante do Coelho questionou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre a viabilidade da realização da primeira fase da Copa do Brasil, com 40 partidas envolvendo 80 times de vários cantos do país."Apoio totalmente o que Lisca falou. Acho que ele foi totalmente feliz na posição, teve bastante coragem de falar. Parabéns, professor Lisca. É um momento muito difícil que nós vivemos. Fazer com que nós, profissionais, possamos ir para alguns lugares distantes do Brasil...", disse Rodrigo Chagas.O Vitória fará a abertura da Copa do Brasil, na próxima terça-feira (9), às 19h15, contra o Águia Negra. O jogo será na cidade de Rio Brilhante, no Mato Grosso do Sul, no estádio Ninho da Águia.

"A logística para o próprio jogo é complicada. Em um momento que vivemos hoje, com a pandemia, arriscando nossos atletas, arriscando nossas vidas e dos profissionais, é ruim. A CBF deveria rever [realizar a Copa do Brasil] em um momento mais propício, melhor, para que pudesse haver esses jogos que estão marcados. Mas somos profissionais, estamos aqui para cumprir esse longo calendário que temos", continuou o técnico do Vitória.

O Vitória está invicto na temporada 2021. Começou com um empate, contra o Unirb, pelo Campeonato Baiano, e engatou dois triunfos seguidos, sobre o Atlético de Alagoinhas, também pelo estadual, e Santa Cruz, pela Copa do Nordeste.

O Ceará, porém, promete dar mais trabalho que os anteriores. É o atual campeão do torneio regional e, no Brasileirão 2020, terminou na 11ª colocação, a dois pontos da zona de classificação para a Libertadores.

"A gente sabe que vai enfrentar uma equipe que tem um grande trabalho. Tem um treinador, que é o Guto [Ferreira], que está à frente do time há mais de um ano. A gente sabe que é uma equipe competitiva, atual campeã da competição. Temos que trabalhar bem, principalmente ter o equilíbrio dos setores defensivo e ofensivo. Respeitar sempre o adversário, independentemente de onde estivermos jogando, mas não deixar também de jogar. É uma das situações que procuro falar com os atletas. Jogar e não deixar o adversário jogar. Dentro disso, temos tentado fazer com que os atentas deem essa resposta", disse Chagas.

Para tentar manter os resultados positivos, o treinador do Vitória cogita abrir mão de um dos atacantes para ter mais um meia entre os titulares.

"A gente trabalhou essa estratégia, tenho ideia da equipe que vai iniciar a partida. Acredito que vamos tentar reforçar, sempre tendo equilíbrio nos setores. Dentro disso que estamos montando a estratégia para o jogo contra o Ceará".

Em entrevista coletiva, Chagas também falou sobre a partida contra o Ceará, pela segunda rodada da Copa do Nordeste. O rival vem sendo uma pedra no sapato rubro-negro e, só em 2020, eliminou o Leão nas quartas de final do regional e na terceira fase da Copa do Brasil. O duelo será neste sábado (6), às 16h, na Arena Castelão, em Fortaleza. "Jogo importante, jogo diante de uma equipe que tem trabalho muito bom, teve um ano muito positivo em 2020. Tem um grupo forte. Temos que tentar manter o equilíbrio que temos hoje no Baiano, buscado estar nas primeiras colocações, já que temos dois jogos que não pudemos realizar. Agora, na Copa do Nordeste, obtendo resultado favorável, se for resultado da vitória, melhor ainda. Se não, teremos que ter equilíbrio para buscar um ponto. Mas jamais pensando em derrota. Esse nunca é nosso pensamento. Fator positivo e motivacional é que, obtendo um grande resultado, vamos buscar nossa classificação", comentou o treinador.