Desafio Acelere[se]: Startups baianas tomam fôlego para crescer

Programa de inovação integra o Fórum Agenda Bahia 2018

  • Foto do(a) author(a) Andreia Santana
  • Andreia Santana

Publicado em 4 de agosto de 2018 às 01:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos Betto Jr./CORREIO

Visibilidade, fazer o networking com outros representantes do ecossistema de inovação de Salvador, acumular aprendizados, trocar experiências. Cada um dos integrantes das oito startups baianas selecionadas para participar do Desafio de Inovação Acelere[se], iniciativa do CORREIO e da Rede+ que integra o Fórum Agenda Bahia 2018, tem uma expectativa diferente para o programa de 12 semanas de aceleração gratuita que foi iniciado nesta sexta-feira, 03, com um evento na sede da Rede+, na avenida Tancredo Neves.

O desafio foi aberto oficialmente pelo gerente de Marketing, Projetos e Mídias Digitais do CORREIO, Fábio Gois, e pelo CEO da Rede +, Rodrigo Paolilo, que deram as boas-vindas aos integrantes das oito startups. Gois destacou o Acelere[se] como uma oportunidade para que as empresas inovadoras baianas tenham visibilidade. 

"O CORREIO tem um papel importante de dar visibilidade a esse modelo de negócio representado pelas startups, mostrando para as pessoas o que é essa forma de empreendedorismo”, afirmou Fábio Gois, que aproveitou para anunciar que o evento desta sexta representou o início oficial do Fórum Agenda Bahia 2018 e ainda lembrou que, na próxima quarta-feira, dia 8, o fórum realiza o seminário Sustentabilidade do Agora, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

No seminário do dia 8, as startups do Acelere[se] vão fazer um pitch (mostra-relâmpago) com a apresentação dos seus negócios. Outro pitch, dessa vez para investidores, vai acontecer no encerramento do programa de aceleração, em 7 de novembro, quando também será conhecida a startup que teve o melhor desempenho entre as oito aceleradas. 

“Desejo a todos os participantes sucesso e estaremos juntos nas próximas 12 semanas, acompanhando a evolução de cada uma e contando as grandes histórias de vocês”, acrescentou o gerente de Marketing, Projetos e Mídias Digitais do CORREIO.

Rodrigo Paolilo reforçou que o programa de aceleração é uma oportunidade para a Bahia mostrar que pode ter empresas inovadoras e líderes de mercado. “As empresas baianas têm potencial para olharem além das fronteiras do estado”, ressaltou. Fábio Gois, gerente de Marketing, Projetos e Mídias Digitais do CORREIO Líderes de mercado

Paolilo também explicou a dinâmica do programa de aceleração pelos próximos três meses, que prevê reuniões de planejamento todas as segundas-feiras, capacitações todas as terças, mentorias especializadas há cada 15 dias e encontros para mensuração de resultados, entre outras atividades. “São oito startups, em um programa de 12 semanas, recebendo 24 horas de mentorias, 48 horas de conteúdos e 80 horas de coworking”, enumerou.

O CEO da Rede+ também aproveitou para avisar às equipes que a partir de segunda-feira todo mundo já “começa a botar a mão na massa e trabalhar duro”. Ele ainda apresentou os mentores e facilitadores do programa, listando as palestras que cada um irá fazer nos meses de aceleração. 

Em agosto, são eles: Ana Pires, que falará sobre Negócios e Inovação, na terça-feira, dia 07; José Soares, com Desenvolvimento de modelo de negócio, dia 14; Camilo Teles, Validação no Mercado, dia 21; e Marcelo Cruvinel, com Planejamento Estratégico, dia 28.

Em setembro, será a vez de: Metodologias de Gestão, com Ubiraci Mercês, no dia 04; Liderança e Desenvolvimento de Times, com Cézar Almeida, no dia 11; Comunicação e Negócios, com Rebeca Lisboa, no dia 18; e Marketing Digital, com Mel Oliveira, dia 25.

E, por fim, em outubro, serão mais quatro encontros com: Fábio Castro, sobre Vendas, dia 02; Raquel Santos, Gestão Financeira, no dia 09; Luiz Garrido, Jurídico para Startups, dia 16; e Rodrigo Paolilo, sobre Pitch e Capacitação de Investimentos, dia 23. Rodrigo Paolilo, CEO da Rede+ Prazer, meu negócio é...

No evento de boas-vindas, os representantes das oito startups selecionadas para o Acelere[se] também fizeram uma breve apresentação dos seus negócios e explicaram qual tipo de solução entregam aos seus clientes. Não foi bem um pitch, mas uma forma mais descontraída de todos se conhecerem.

LEIA O PERFIL DAS OITO STARTUPS

Depois da apresentação, todos participaram de um coquetel de confraternização, animado pelo DJ Pureza e regado à cerveja Mindu Bier, oferecimento da The Bunker, empresa parceira do evento.

As oito empresas do desafio de inovação foram selecionadas de uma lista de 50 inscritos e oferecem soluções em áreas como construção civil, moda sustentável, recursos humanos, saúde, mobilidade, serviços e cultura. Das oito, seis são de Salvador, uma é de Lauro de Freitas e uma de Feira de Santana. As startups estão ainda divididas nos eixos: Cidades Inteligentes (quatro representantes); Economia Criativa (três) e Energia e Sustentabilidade (uma).

Empolgação

Camilla Raupp, sócia da startup Closet, um ateliê de aluguel de vestidos e acessórios de festa com estoque sustentável e que é a única do grupo no eixo de Energia e Sustentabilidade, diz estar empolgada em participar do Acelere[se]. 

“É a primeira vez que vamos participar de um processo de aceleração e esperamos do programa adquirir conhecimento para implantar nosso plano de negócios, que prevê a expansão da empresa. Queremos crescer de forma estruturada e também melhorar na questão virtual”, afirma Camilla. Mentores e facilitadores do Desafio de Inovação Acelere[se] Eduardo Lobo, CEO da QRPoint, sistema de gestão de recursos humanos, também espera novos aprendizados no período do Acelere[se] porque, em sua opinião, o setor de inovação muda depressa e constantemente. “Espero agregar ideias ao que já fazemos, ouvir outras pessoas e assim melhorar nosso produto”, diz.

Quem também quer atualização é o CEO da Onde Toca, Antônio Carlos Palmeira Salles, que embora estude bastante sobre ecossistemas de inovação e startups, acredita que enriquecerá seus conhecimentos com as mentorias. “É a primeira vez que participo de um programa de aceleração e acho importante alguém que mostre caminhos”, afirma.

Já André Brandão, CEO da startup Me Ajuda Limpeza, quer aproveitar as mentorias para focar nas práticas de marketing digital e de conteúdo.

Enquanto Diego Mendes, sócio da ConstruCODE, acredita que com o Acelere[se] poderá entender processos e estruturar a empresa para se posicionar melhor no atendimento a grandes construtoras. 

A oportunidade de socializar tecnologias e também adquirir conhecimentos novos é a motivação de Alex Sandro Correia, da startup Mosquito Zero, para participar do Acelere[se]. “É uma oportunidade de aprimorar processos, ouvir cases de profissionais experientes e implementar algo novo”, acrescenta.

Participando pela primeira vez de um evento como o Acelere[se], Eduardo Peixoto Nunes, da N2Soluções, também está cheio de expectativas para “aprender, desenvolver a empresa, ter contato com investidores e com outros empresários”.

Já Silvio Gesteira Regis, da EvEx Eventos Experience, depois de um ano no mercado, acredita estar na hora certa para mudar de patamar. “O aprendizado no programa vai me ajudar a evoluir mais rápido, principalmente em marketing e vendas que não são a minha área e a do meu sócio. Também acho importante conhecer outras empresas e suas soluções”, afirma.

O desafio de Inovação Acelere[se] é um oferecimento do Fórum Agenda Bahia 2018 com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e Rede Bahia, apoio do Sebrae e realização do CORREIO e Rede+.