Desafio para startups faz chamada para projetos de cidades inteligentes

Programa do CORREIO e Rede+ vai acelerar 8 empresas baianas; inscreva-se

  • Foto do(a) author(a) Andreia Santana
  • Andreia Santana

Publicado em 18 de julho de 2018 às 22:59

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Startups com projetos focados em Cidades Inteligentes podem participar do Desafio de Inovação Acelere[se], promovido pelo CORREIO e Rede+, dentro da programação do Fórum Agenda Bahia 2018, para fortalecer o ecossistema baiano de inovação. O Acelere[se] e o seminário Sustentabilidade do Agora, que acontece no dia 8 de agosto, das 9h às 17h30, no auditório da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), dialogam com o conceito das smart cities e cidades interativas.

O prazo para se candidatar a uma das oito vagas disponíveis no programa vai até o dia 30 de julho. Ao todo, serão 12 semanas de aceleração intensiva e gratuita, onde estarão contempladas: 24 horas de mentorias especializadas, em sessões individuais; acesso a espaços de coworking da Rede+ durante a vigência do programa; capacitações semanais; e contato com potenciais investidores ao final do processo. 

Para participar do Acelere[se] é preciso que a startup esteja em estágio inicial, com o negócio já operando e que tenha aspiração de crescimento exponencial. As inscrições acontecem pelo site: www.especiais.correio24horas.com.br/acelerese

Além da chamada para projetos de cidades inteligentes, o programa também aceita candidatas que atuem nas áreas de: educação, energia e sustentabilidade e economia criativa.

CONFIRA TODAS AS NOTÍCIAS DO AGENDA BAHIA

As oito selecionadas serão conhecidas no dia 2 de agosto. No dia 3, o processo já terá início, com os candidatos selecionados e os mentores participando de um evento de boas-vindas na sede da Rede+, na Avenida Tancredo Neves. Em seguida, no dia 8, haverá uma mentoria aberta a todos os integrantes das oito startups participantes, durante o seminário Sustentabilidade do Agora. O projeto será finalizado em 7 de novembro.

Sustentabilidade do Agora 

Modelos de cidades pelo mundo que investem em sustentabilidade, resiliência e tecnologia e que podem inspirar Salvador serão mostrados no seminário Sustentabilidade do Agora, O evento é gratuito e está com inscrições abertas no site www.correio24horas.com.br/agendabahia. 

Na abertura do seminário, a conferência Salvador Humana será ministrada por Pablo Lazo, diretor da consultoria internacional Arup e professor de desenvolvimento sustentável e resiliência urbana. Responsável por projetos de desenho urbano em diversos países e consultor da Fundação Rockefeller para o 100 Resilient Cities, Lazo irá mostrar como Salvador pode ser mais ‘humana’ sem perder a competitividade.

A programação do evento foi dividida em dois momentos com seis atividades distribuídas ao longo do dia. Pela manhã, haverá duas palestras e um painel. Na parte da tarde vão acontecer três oficinas, duas abertas ao público e uma terceira para convidados.

Após a conferência de Pablo Lazo, será a vez do tema Yunus: A Transformação das Cidades pelos Negócios, com Rogério Oliveira, diretor da Yunus Brasil Negócios Sociais e mentor internacional em programas globais de empreendedorismo. Ele vai abordar sua parceria com o prêmio Nobel da Paz Muhammad Yunus e mostrar resultados que podem inspirar o desenvolvimento de negócios sociais. 

Pablo Lazo e Rogério Oliveira irão participar ainda do painel Sustentabilidade do Agora: como pessoas e cidades se preparam para Era Cognitiva? Moderados pela apresentadora Flávia Oliveira, os dois especialistas e a plateia vão debater a inteligência artificial, os drones, big data, revolução 4.0, tecnologias verdes, economia circular, economia criativa, colaboração e resiliência. O mote é a pergunta que norteia o Fórum Agenda Bahia 2018: como homens e máquinas vão caminhar juntos nessa nova era? A ideia é discutir sobre os desafios da sociedade em rede e quais são os novos modelos de negócio, de sociedade e de gestão das cidades em uma economia em constante mudança. 

O Desafio de Inovação Acelere[se] é um oferecimento do Fórum Agenda Bahia 2018, com apoio institucional da Rede Bahia e realização do CORREIO e Rede+. Já o Fórum Agenda Bahia 2018 é uma realização do CORREIO, com patrocínio da Revita, e apoio institucional da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Fundação Rockefeller e Rede Bahia.

Programe-se e participe!

1 - Desafio de Inovação Acelere[se]Quando – De agosto a novembro de 2018Como participar – As inscrições vão até o dia 30 de julho e podem ser feitas gratuitamente no site: www.especiais.correio24horas.com.br/acelerese

2 - Seminário Sustentabilidade do Agora / Fórum Agenda Bahia 2018Quando - Dia 8 de agosto, das 9h às 17h30Onde - Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – Fieb (Rua Edístio Pondé, 342 – Stiep - Salvador)Como participar – As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.correio24horas.com.br/agendabahia.

Programação: Sustentabilidade do Agora

9h – Cerimônia de Abertura

9h30 – Palestra Salvador Humana, com Pablo Lazo, diretor da consultoria internacional Arup, professor de desenvolvimento sustentável e resiliência urbana em universidades na Europa e na América Latina, coordenador de estratégias na 100 Resilient Cities, da Fundação Rockefeller

10h às 10h30 – Talkshow do palestrante com a colunista do jornal O Globo e comentarista da Globonews, Flavia Oliveira

10h30 – Palestra Yunus: A Transformação das Cidades pelos Negócios, com Rogério Oliveira, diretor da Yunus Brasil Negócios Sociais e mentor internacional em programas globais de empreendedorismo como na Singularity University, no Vale do Silício

11h - Talkshow do palestrante com a colunista do jornal O Globo e comentarista da Globonews, Flavia Oliveira

11h30 às 12h30 – Painel Sustentabilidade do Agora: como pessoas e cidades se preparam para Era Cognitiva?, com Pablo Lazo e Rogério Oliveira

14h30 às 17h30 – Workshop Economia Circular: ecossistemas para as cidades do futuro, com Adriana Campelo, diretora de Resiliência da Prefeitura Municipal de Salvador e Chief Resilience Officer da iniciativa 100 Resilient Cities da Fundação Rockefeller

14h30 às 16h – Oficina Yunus: Como criar um negócio social através da sua empresa, com Rogério Oliveira

16h às 17h30 - Oficina Dados abertos e robôs: a revolução nas cidades pelo cidadão, com Juan Torres, gerente de projetos da Escola de Dados e editor de Inovação do jornal Correio