Desfile da Independência terá 5,5 mil participantes; confira serviços

Trânsito começa a sofrer alterações na quinta-feira (6)

Publicado em 5 de setembro de 2018 às 05:40

- Atualizado há um ano

O desfile cívico-militar pelo 196º aniversário da Independência do Brasil começa às 9h dessa sexta-feira (7) e contará com cerca de 5,5 mil pessoas, sendo 3,1 mil militares e 2,4 mil civis. Como novidade, as tropas da Marinha do Brasil e do Exército desfilarão cantando canções militares.

A partir de 0h de sexta, será proibido estacionar na Av. Euclides da Cunha, Largo da Graça, Rua da Graça e Av. Sete de Setembro. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) disponibilizará ainda nove veículos extras da frota reguladora para a Estação da Lapa.

Às 8h15, o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Almir Garnier Santos, passará em revista a tropa formada para o desfile. Às 8h55, em frente ao palanque montado no Campo Grande, serão hasteadas as bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador, respectivamente, pelo governador da Bahia, Rui Costa, pelo comandante do 2° Distrito Naval e pelo prefeito de Salvador, ACM Neto.

A Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) estará presente com cerca de 300 agentes, que desfilam logo após a Polícia Civil. Participam também as fanfarras das Escolas Municipais Helena Magalhães, Teodoro Sampaio, Fazenda Coutos e da Palestina, dando um show de diversidade musical pelas ruas do Centro.

A Polícia Militar da Bahia participa das comemorações da independência do Brasil com 1.662 policiais militares, distribuídos no desfile e no policiamento do evento cívico nesta sexta-feira (7).

Confira mais serviços no diaEstacionamento O trânsito será modificado em algumas vias na quinta (6) e sexta-feira (7). A partir de 0h do dia 7, será proibido estacionar na Av. Euclides da Cunha, Largo da Graça, Rua da Graça e Av. Sete de Setembro (Ladeira da Barra, Largo da Vitória, Corredor da Vitória, Largo do Campo Grande, Passeio Público, Mercês, Rosário, Piedade, São Pedro e São Bento).

O estacionamento também será suspenso na Praça Castro Alves, Rua Chile, Rua da Ajuda, Rua da Misericórdia, via que margeia a Praça da Sé, Largo do Terreiro de Jesus, Ladeira da Praça, Ladeira da Montanha, Ladeira da Conceição da Praia, Rua Conceição da Praia, Rua Carlos Gomes, Rua da Forca, Rua Forte de São Pedro, Rua Banco dos Ingleses, Rua Baronesa de Sauípe (lado direito) e Rua Direita da Piedade (trecho compreendido entre a Rua Clóvis Spínola e a Rua Politeama de Baixo);

Circulação A partir das 4h do dia 7, os veículos não poderão trafegar na Av. Euclídes da Cunha, Largo da Graça, Rua da Graça, Av. Sete de Setembro (Ladeira da Barra, no sentido Bairro-Centro; Largo da Vitória; Corredor da Vitória; Largo do Campo Grande; Passeio Público; Mercês; Rosário; Piedade; São Pedro e São Bento) e Rua Forte de São Pedro.

O tráfego também fica suspenso na Rua do Paraíso (trecho compreendido ente a Av. Sete de Setembro e a Rua Professor Américo Simas), na Praça Castro Alves, Rua Chile, Rua da Ajuda, Via que Margeia a Praça da Sé, Largo do Terreiro de Jesus, Rua da Misericórdia, Ladeira da Praça, Ladeira da Montanha, Ladeira da Conceição da Praia, Rua Conceição da Praia, Rua Carlos Gomes e Rua da Forca.

Agentes de trânsito farão as interdições e fiscalizações necessárias. O tráfego voltará à normalidade quando a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) concluir os serviços de limpeza dos locais.

Alternativas Os veículos com destino às proximidades do Centro da Cidade, deverão utilizar as avenidas Lafayette Coutinho (Contorno), Vale dos Barris e Doutor J. J. Seabra (Baixa dos Sapateiros). Já aqueles que estarão na avenida Princesa Leopoldina, sentido bairro da Graça, terão como opção de tráfego a Avenida Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela).

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) vai criar uma via exclusiva de acesso às autoridades para o Campo Grande, na Rua Banco dos Ingleses, a partir das 6h do dia 7 de setembro. Além disso, os ônibus a serviço do evento estarão autorizados a estacionar na Rua Carlos Gomes (contra-fluxo), nas Ladeiras da Montanha (contra-fluxo) da Conceição e da Praça e nas ruas Conceição da Praia e Chile (contra-fluxo).

Moradores dessas áreas terão acesso às suas casas, desde que apresentem comprovante de residência, que pode ser contas de telefone, luz, água e faturas de cartão de crédito.

Transporte A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) preparou uma operação especial de transporte para garantir o deslocamento da população para o desfile. Serão ofertados nove veículos extras da frota reguladora, que estarão disponíveis na Estação da Lapa, das 12h até 19h30, e terão roteiros distribuídos nas três áreas da cidade: Orla, Centro e Subúrbio.

Além disso, a Semob vai reforçar a frota de 18 linhas de ônibus que atendem ao Centro, até as15h. Esses veículos terão o itinerário modificado de acordo com as interdições da Transalvador.

Saúde A Secretaria de Saúde manterá equipes de prontidão na base do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Barris para atender possíveis emergências.

Fiscalização A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atuará com 25 agentes de fiscalização, que irão manter o ordenamento do comércio informal no perímetro da festa, das 7 às 17h. Na sexta (7) e no sábado (8), das 19h às 2h da manhã, 17 fiscais por dia participarão das operações integradas de rotina, juntamente com outros órgãos municipais, em diversos bairros.

Segurança O efetivo da GCM atuará no entorno do Centro com proteção de monumentos e equipamentos públicos e com a realização de patrulhamento preventivo.