Designer Zanini de Zanine cria Museu das Cadeiras Brasileiras em Belmonte

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Ronaldo Jacobina
  • Ronaldo Jacobina

Publicado em 14 de novembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

(Fotos 1 e 2 Divulgação, foto 3: Fernando Rezende/Divulgação) Museu das Cadeiras Brasileiras e o deigner Zanini de Zanine Belmonte, pequena cidade histórica e litorânea do sul da Bahia, vai entrar definitivamente nos anais da arquitetura e design brasileiros. Não exatamente pelo seu belo patrimônio arquitetônico, mas por ser a única cidade do interior do país a ter um museu dedicado ao design de móveis. A iniciativa é do designer Zanini de Zanine que decidiu convocar os principais colegas do país para montar ali o Museu das Cadeiras Brasileiras. O espaço vai funcionar num casarão tombado, onde seu pai José Zanine Caldas, um dos mais importantes designers do Brasil, nasceu. De acordo com Zanini, o museu já recebeu 60 cadeiras dos mais badalados designers brasileiros como Humberto Campana, Paulo Alves, Carlos Vergara, dentre outros. 

Centro de referência O museu, que está sendo preparado para abrir oficialmente até o final deste ano, ganhou projeto do renomado arquiteto paulistano Marcio Kogan, e  vai abrigar também o acervo de José Zanine, que inclui desenhos, peças de mobiliário, fotografias, maquetes, filmes etc. A ideia de Zanini de Zanine é transformar o espaço num centro de referência para estudantes e profissionais de arquitetura e design, além de endereço da produção do design brasileiro. “Estamos treinando os monitores e desenvolvendo uma grade de cursos e residências artísticas com o objetivo de fomentar a produção do nosso design”, disse. Colecionador de prêmios Nome de sucessos no teatro, o diretor Gil Vicente Tavares está finalizando os ensaios de seu novo espetáculo que será encenado pelo Grupo Teatro NU. As Tentações de Padre Cícero vai contar versões da história de Cícero Romão Batista, o Padim Ciço. No palco, Marcelo Praddo, Denise Correia, Elinaldo Nascimento, Lúcio Tranchesi e Marcos Lopes. A estreia será na Sala do Coro, no próximo dia 23 de novembro, às 20h.

Lista VIP Rogério Fasano e Constantino Bittencourt resolveram dividir o evento de inauguração do Fasano Salvador, entre os dias 7 e 8 de dezembro, para apresentar melhor o equipamento hoteleiro. Três dias depois (11 e 12), será a vez da dupla receber um grupo de jornalistas para experimentar, em primeira mão, as instalações e os serviços da unidade baiana da rede. Somente depois disso, mais precisamente no dia 15, é que o hotel abrirá as portas para os hóspedes.  (Divulgação) Os anfitriões Rogerio Fasano e Constantino Bittencourt Só os Tops Pela primeira vez, os seis maiores publicitários do país estarão juntos na mesma mesa. No próximo dia 17, às 19h, Nizan Guanaes, Washington Olivetto, José Victor Oliva e os “Sérgios” Valente, Gordilho e Amado, se reúnem na Pupileira, em Nazaré, para falar para uma platéia, estimada em 1,5 mil pessoas, sobre inovações, criatividade, desafios e perspectivas para 2019. Antes, Olivetto, lança no local, o seu livro Direto de Washington.  (Divulgação) O publicitário Washington Olivetto lança seu livro na Pupileira 3 X 4 GENTE BOA (Foto: Christian Cravo/Divulgação) Adriana Cravo vai comandar a Musa Produtora Cultural De volta a Salvador, após 10 anos entre São Paulo e Nova York - onde trabalhou no Moma e no Metropolitan - a soteropolitana Adriana Cravo chegou com fôlego para movimentar a cena cultural local. Em parceria com a designer e produtora Mariana Bittencourt, abriu a Musa Projetos Culturais e Empreendimentos Criativos, que inaugura no final deste mês com o primeiro grande projeto, o Fera Photo Festival, evento voltado para a fotografia de arte, área que sempre atuou por onde passou. Formada em Administração de Empresas e Relações Públicas, ela vai reunir, entre os dias 29/11 e 2 de dezembro, os grandes nomes da fotografia baiana numa feira que terá 18 estandes, no Fera Palace Hotel, na Rua Chile, que comercializará fotografias de artistas como Ana Kruschewsky, Akira Cravo, Bauer Sá, Bruno Ribeiro, Christian Cravo, Francisco Magalhães, Moisés Dantas, dentre outros. A ideia, segundo ela, é apresentar a fotografia contemporânea baiana, através da fine art, livros de arte e rodas de conversas com fotógrafos. “Nossa proposta não é apenas comercializar as imagens, mas difundir e discutir  a fotografia como arte”, explica. Depois desta primeira empreitada, a Musa já está engatando novos projetos que ela prefere ainda manter em segredo. 

Encontro amadiano O lançamento da biografia de Jorge Amado, no próximo dia 27, às 19h, no Palacete das Artes, terá, além da autora Josélia Aguiar, que falará sobre o processo de construção do livro, as participações de Paloma Amado, que contará sobre o processo criativo do pai, e do professor Gildeci de Oliveira, que apresentará, pela primeira vez, o Dicionário Amadiano, que está escrevendo.Brasa no mar Peixes, frutos do mar e algumas carnes, todos assados na brasa. Esse é o menu do evento Sal e Sol - BBQ no Paraíso, que acontece no dia 24 de novembro, no Cerimonial Loreto, na Ilha dos Frades. Os chefs Cecilia Matias, Ricardo Silva, Rafael Franz, Helvécio Maciel, Mário Rezende e Ed Campos estarão à frente dos braseiros numa festa que custa R$ 350 por pessoa e será embalado por música, cerveja e gin. Mais + Notícia boa para quem tem um animalzinho de estimação. Salvador acaba de ganhar um serviço móvel de diagnóstico por imagem para pets. A unidade móvel RX Animal pode realizar o atendimento em clínicas veterinárias, pet shops, condomínios e residências. Informações pelo  (71) 99298- 6162. Menos –  Em tempos de crise e da alta concorrência com a chegada de novas alternativas de transporte urbano, a Associação dos Taxistas ainda pensa em operar com a bandeira 2 durante o mês de dezembro, permitido por lei municipal. Tá na hora de repensar esse possível ganho extra porque não ta fácil pra ninguém.