Devotos fazem trajeto a pé até a Colina Sagrada para homenagear o Senhor do Bonfim

carnaval
14.01.2016, 08:11:00
Atualizado: 14.01.2016, 13:14:42

Devotos fazem trajeto a pé até a Colina Sagrada para homenagear o Senhor do Bonfim

A previsão é de que o cortejo chegue à Igreja do Bonfim ao meio-dia. Lá, devotos estarão a postos para recepcionar as baianas e entregar a elas as vassouras para a lavagem do adro da basílica

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Devotos reunidos para seguir em cortejo até à Colina Sagrada (Foto: Mateus Pereira/GOVBA)

Centenas de pessoas se reuniram na manhã desta quinta-feira (14) para homenagear o Senhor do Bonfim, em Salvador. Desde às 6h, devotos, baianas e grupos religiosos estão em frente à Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio. De lá, será iniciada o trajeto da Lavagem de Corpo e Alma, rumo à Colina Sagrada, onde fica a Igreja do Bonfim.

Por volta das 7h30, membros Irmandade Devoção ao Senhor do Bonfim rezaram um terço e começaram a se organizar para a saída do cortejo. Representantes do Candomblé também se reuniram para a saída na Conceição da Praia.

Membros da Lavagem de Corpo e Alma rezam terço ao lado da Igreja da Conceição (Foto: Amanda Palma/CORREIO)

A previsão é de que o cortejo chegue à Igreja do Bonfim ao meio-dia. Lá, devotos estarão a postos para recepcionar as baianas e entregar a elas as vassouras para a lavagem do adro da basílica. Após o ritual, a imagem do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal da igreja, para veneração pública até as 18h.

Política
O prefeito de Salvador, ACM Neto, também vai fazer o percurso de oito quilômetros a pé. Por volta das 8h, ele participou do ato ecumênico na Basílica da Conceição da Praia e, em seguida, segue junto com católicos, baianas, adeptos do candomblé e turistas até a Igreja do Bonfim.

Prefeito de Salvador, ACM Neto, no ato ecumênico (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)


Pela primeira vez como governador, Rui Costa também vai participar da lavagem seguindo o cortejo a pé. Na manhã de hoje, ele usou sua página no Facebook para dizer que está feliz em participar da tradicional festa."Ano passado eu fiquei doente e não pude ir, mas hoje de uma maneira especial vou subir a Colina Sagrada", escreveu. Rui pretende seguir a pé até a Colina Sagrada, acompanhado de secretários e outros gestores do Governo.

Pela primeira vez como governador, Rui Costa participa de cortejo. Ano passado ele estava doente e não foi (Foto: Clarissa Pacheco/CORREIO)

Mudança no trânsito
ara a passagem do cortejo, a Rua Miguel Calmon, as avenidas Oscar Pontes e Jequitaia e os largos da Calçada, dos Mares e de Roma, entre outros pontos, foram fechados.

Baianas a postos para saída na Conceição da Praia (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)
Baianas a postos para saída na Conceição da Praia (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)

Com informações da repórter Amanda Palma.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas