Dez prefeituras-bairro terão cadastramento biométrico em Salvador; veja locais

Ministro Gilmar Mendes, do STF, e o prefeito ACM Neto inauguram nesta sexta (5) o primeiro posto do TRE em Paripe

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2017 às 14:43

- Atualizado há um ano

Será inaugurado nesta sexta-feira (5) o posto de cadastramento biométrico do eleitor na Prefeitura-Bairro do Subúrbio (Rua Pará,15, Paripe, próximo à antiga Escola de Menor). Será o primeiro de um total de dez postos a serem criados até o final de maio para os eleitores por conta da obrigatoriedade do cadastramento dos eleitores para as eleições 2018. As próximas unidades serão instaladas nas prefeituras-bairro do Centro, Cajazeiras, Itapuã, Ribeira, Rio Vermelho, Cabula, São Marcos, Liberdade e Valéria.

Até esta quinta-feira (4), segundo o TRE, do total de 1.959.103 eleitores de Salvador, apenas cerca de 15% se cadastraram na biometria, sem a qual não será possível participar das próximas eleições. O prazo para o cadastramento obrigatório termina em 31 de janeiro de 2018.

“Com a parceria da Prefeitura de Salvador, o TRE vai ampliar significativamente a sua capacidade de atendimento”, explica Junior Magalhães, diretor-geral das Prefeituras-Bairro. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, o prefeito ACM Neto e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE), José Edivaldo Rocha Rotondano, participam da solenidade que acontecerá às 10h30 desta sexta (5). Eleitores de Salvador terão que fazer o cadastramento obrigatório(Foto: TRE-BA/Divulgação)Como fazer cadastramentoO serviço cadastramento biométrico será realizado no mesmo horário de expediente das Prefeituras-Bairro, das 8h às 17h. No período de testes, que começou no final da semana passada, 400 eleitores fizeram o procedimento.

Para efetuar o cadastramento são necessários os seguintes documentos: identificação oficial com foto; comprovante de residência atual (emitido há, no máximo, três meses) no nome do eleitor ou de um parente, com comprovação de parentesco; documento comprobatório de alterações de dados pessoais (certidão de casamento, certidão de casamento com homologação de separação, sentença judicial); se for tirar o 1º título eleitoral é necessário ainda do comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos).

Já para o alistamento eleitoral (1º título de eleitor), a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é válida como documento de identificação, por não conter nacionalidade/naturalidade, assim como o passaporte, por não conter a filiação. O eleitor que tiver o título eleitoral deve levá-lo na hora de fazer o recadastramento biométrico.

Feira de SantanaO presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, pediu na manhã desta quinta (4) ao prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, apoio para a instalação de postos avançados da biometria nos distritos da cidade. Com 400.792 eleitores, Feira de Santana é o segundo maior colégio eleitoral da Bahia. Na cidade, apenas 52.387 (13%) cidadãos já passaram pelo processo. A meta é recadastrar os 348.405 restantes até 31 janeiro de 2018.

Devido ao grande número de eleitores, o presidente do TRE-BA alertou aos munícipes para que não deixem a realização do procedimento para a última hora. "Feira de Santana tem mais de 400 mil eleitores, é o segundo maior eleitorado da Bahia e, por isso, preciso enfatizar que a convocação desses cidadãos é imediata. Compreendendo também a dificuldade dos moradores de regiões mais distantes do centro da cidade, peço à gestão municipal que nos apoie no sentido de instalarmos postos avançados da biometria também nos distritos”, disse Rotondano.

Além do presidente do TRE-BA e do prefeito de Feira de Santana, participaram do evento o diretor-geral do TRE-BA, Raimundo Vieira; a juíza da Corte Eleitoral baiana e diretora da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA), Patrícia Cerqueira Kertzman Szporer; os juízes e promotores das quatro zonas de Feira de Santana; além de secretários, vereadores e servidores.