DF registra caso de raiva humana 44 anos após erradicação da doença

brasil
05.07.2022, 13:49:56
(Breno Esaki/Agência Saúde )

DF registra caso de raiva humana 44 anos após erradicação da doença

A confirmação motivou a antecipação da campanha de vacinação antirrábica

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) divulgação a confirmação de um caso de raiva humana na capital brasileira, nesta terça-feira (5). A confirmação da infecção ocorre 44 anos após a erradicação da doença, em 1978. 

Por conta do registro, a campanha de vacinação antirrábica será antecipada, com início previsto para esta quarta-feira (6). 
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos e pode ser transmitida aos humanos (antropozoonose) pela mordedura, lambedura e arranhadura de animais infectados com o vírus da raiva. 

O distúrbio é caracterizado por sintomas neurológicos e, de acordo com a pasta, "é uma doença quase sempre fatal (praticamente 100% dos casos evoluem para óbito), para a qual a melhor medida de prevenção é a vacinação pré ou pós-exposição".

O vírus é transmitido pela saliva dos animais. A SES-DF afirma que "o último caso diagnosticado de raiva em cães foi em 2000 e, em gatos, no ano de 2001", de acordo com o g1.

***

Em tempos de desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso precisamos de uma equipe de colaboradores e jornalistas apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade e feito na Bahia. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional baiano? E melhor, custa muito pouco. Assine o jornal.


Relacionadas