Dia da Baiana é celebrado hoje com ação no Litoral Norte

bahia
25.11.2020, 11:29:00
Atualizado: 25.11.2020, 11:31:48

Dia da Baiana é celebrado hoje com ação no Litoral Norte

Elas distribuem fitinha de Senhor do Bonfim e cocada, entre outros

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

(Foto: Divulgação)

O projeto Axé com Dendê, que marca o Dia Nacional das Baianas de Acarajé, comemorado nesta quarta-feira (25), será diferente esse ano. Por conta da pandemia, ao invés de acontecer nos aeroportos a ação será nas orlas do Litoral Norte da Bahia e de Aracaju (SE). 

Leia também
No dia da baiana de acarajé, quituteiras comemoram tabuleiros abertos

As pessoas que estiverem circulando nas regiões de Praia do Forte, Sauípe e Arembepe na linha verde da Bahia serão recepcionadas pelas baianas, com distribuição de fitinhas do Senhor do Bonfim, cocadas, kits de máscaras e sachê de álcool em gel, tudo em embalagens plásticas.

Em Aracaju, a ação acontece nas praias de Atalaia, Oceanário de Aracaju, Orla do Bairro Industrial e Passarela do Caranguejo.

A data homenageia a importância histórica e cultural da figura da baiana do acarajé. A profissão é considerada, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), patrimônio imaterial da Bahia desde 2005.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas