Dia Nacional do Amigo da Marinha é celebrado com entrega de medalhas

O evento homenageia personalidades civis e militares e foi realizado no Forte de Santo Antônio da Barra

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de novembro de 2017 às 20:52

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/ Marinha

Trinta representantes das sociedades civil e militar foram homenageados com a medalha Amigo da Marinha na noite desta quinta-feira (9). A cerimônia foi realizada no Forte de Santo Antônio da Barra, onde estão instalados o Museu Náutico da Bahia e o Farol da Barra. O evento foi realizado pelo 2º Distrito Naval, e acontece todos os anos em alusão ao Dia Nacional do Amigo da Marinha, celebrado em 6 de novembro.

Em mensagem oficial, o Comandante da Marinha, almirante de esquadra Leal Ferreira, disse que a medalha é uma homenagem às pessoas que, voluntariamente, se dedicam a divulgar as atividades da marinha e a ampliar a percepção da mentalidade marítima na sociedade.

"Evocando o valoroso espírito marinheiro presente em suas atividades, expresso nosso reconhecimento e sincero agradecimento aos Amigos da Marinha, no País e no exterior, parabenizando-os pela significativa atuação e pela cooperação para o engrandecimento do Brasil e da nossa Marinha", afirmou. A homenagem é feita a representantes das sociedades Civil e Militar (Foto: Divulgação/ Marinha) Em 2016, a editora-chefe do jornal CORREIO, Linda Bezerra, também foi agraciada com a medalha. Na época, ela foi a única mulher a receber a homenagem.

Quem recebe a medalha entra para a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) e, através dessas instituições, pode ter acesso e participar de algumas atividades oferecidas pelos militares, além de ser convidado para visitar unidades da Marinha.

Atualmente, existem 62 sedes da Soamar regionais e uma internacional, em Portugal. Quatro dessas unidades foram inauguradas em 2017: em Goiânia (GO), Humaitá (AM), Parintins (AM) e Tabatinga (AM). A de Porto Velho (RO) foi reativada.

A data do Dia Nacional do Amigo da Marinha foi escolhida em alusão ao aniversário de nascimento do almirante de esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, ex-Ministro da Marinha, escolhido como Patrono das Soamar, em razão do trabalho desenvolvido em prol da consolidação e multiplicação dessas associações.