Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Vinicius Nascimento
Publicado em 10 de setembro de 2020 às 06:30
- Atualizado há 2 anos
Quem não sabe disso após quase seis meses de pandemia, com certeza parou no tempo: o coronavírus obrigou quase todas as empresas a lidar melhor com o meio digital. Sem fazer distinção de quem é gigante ou quem é micro, mais do que nunca, foi necessário fazer uma imersão digitalizadora para sobreviver.>
Uma pesquisa do Sebrae realizada nos 26 estados brasileiros e Distrito Federal apontou que 76% dos empresários participantes afirmaram que os negócios voltaram a funcionar, sendo que 63% destes retornaram ao batente com suas empresas de forma diferente da que elas funcionavam antes da crise.>
A busca por inovação e digitalização das empresas se tornou uma realidade para 66% dos pequenos negócios. Entre as diferentes plataformas, a versão comercial do WhatsApp é a ferramenta digital mais procurada. Um total de 46% dos empresários ouvidos já usavam o aplicativo antes da crise e 12% aderiram a esse sistema após a chegada da pandemia.>
Na última quarta (9), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) lançou um programa para ajudar empresários que necessitam digitalizar seus negócios a usarem redes sociais como ferramenta de marketing digital e o WhatsApp como plataforma de vendas.>
O serviço é completamente gratuito e consiste numa mentoria oferecida pelos profissionais do Senac, que irão acompanhar os empresários com dicas, vídeos e orientações para que façam mudanças em suas organizações e modelo de venda.>
"A transformação digital é uma forma de diminuir o distanciamento físico do consumidor. As empresas precisam ser ágeis, adaptáveis ao novo normal e focadas nesse momento. O desafio é manter nossas empresas abertas e reagindo de forma rápida para o que vêm pela frente", diz a consultora Deiziane Martins.>
As empresas interessadas na mentoria devem acessar e preencher este formulário ou no telefone (71) 3186-4032 para fazer a inscrição. O Senac afirma que 103 empresas já registraram interesse em participar do Atendimento Corporativo Remoto. A meta do órgão é de até atender até 200 empresas. Os encontros são semanais e acontecem de forma virtual. As atividades já iniciam na próxima quarta (10).>
Estratégias O programa consiste em encontros semanais dando direções de estratégias, tirando dúvidas e passando dicas e informações de mercados para que o mentorando seja amparado no sentido de conhecer a ferramenta e também compreender como utilizar a favor de seu negócio.>
"Não basta orientar a criar a conta, também queremos ensinar quais os conteúdos, maneiras de gerenciamento e estratégias que vão dar uma guinada nos negócios", disse Deiziane, que é uma das mentoras do projeto.>
Empresas gigantes como a Construtora MRV apostaram na digitalização de seus negócios. A sacada da imobiliária foi investir em um robô que dialoga com clientes pelo WhatsApp. O chatbot apelidado de MIA é um “meio para renegociação de dívidas e tornar a experiência de seu cliente mais fluida” e mais de 1.300 chamados nesse sentido já foram realizadas por meio do aplicativo de mensagens. O resultado disso foram os mais de R$ 21 milhões já renegociados graças ao chatbot nos últimos três meses.>
A expectativa da empresa é que o volume total dessas renegociações aumente, no mínimo, em 30% já nos próximos meses. A MIA está disponível 24h no número (31) 9900-9000. Além de renegociar dívidas, o chatbot também passou a fazer operações de vendas de apartamento e, de acordo com a empresa, gerou um número recorde de vendas.>
“Hoje, a companhia permite que os clientes realizem toda a jornada de compra de um apartamento remotamente, em poucas horas. Além disso, ao integrar soluções ágeis e sólidas na plataforma, foi possível diminuir mais da metade das chamadas do call center da companhia, facilitando o caminho do cliente”, conta Junia Galvão, diretora executiva de administração da MRV.>
Grupo baiano fundado há 52 anos, a Le Biscuit foi outra a entrar no ramo digital e investiu R$ 25 milhões na abertura de seu e-commerce. Com a plataforma digital, a companhia ampliou em cerca de 50% o sortimento de itens oferecidos ao consumidor. E mais: para os clientes de Salvador, a marca vai entregar os pedidos em, no máximo, 24 horas, e para outros municípios do Nordeste, entre três e sete dias.>
“No varejo moderno, hoje, você tem várias formas de chegar ao cliente. O formato mais tradicional é a loja física e hoje contamos com 140 unidades. A pandemia fez a gente antecipar o e-commerce. Mas bem antes disso a empresa já vinha se estruturando para ser um hub digital”, disse David Lee, CEO da Le Biscuit, em entrevista exclusiva ao CORREIO.>
Analista de negócios do Sebrae na Bahia, Taiane Jambeiro aponta que investir em digitalização é um caminho de sobrevivência para micro e pequenas empresas. A especialista deu algumas dicas para quem está começando a explorar essa área agora possa ter um bom pontapé inicial no mundão da internet. Confira logo abaixo.>
- Conhecer bem seu produto. Isso é determinante para saber em quais redes sociais é interessante criar um perfil para o seu negócio e também definir o tipo de personagem que estará representando sua empresa nas postagens. - Vá além dos produtos. Nas redes sociais, as pessoas procuram coisas interessantes para o seu dia-a-dia. Se o seu negócio é de comidas, invista em boas imagens. Também é interessante publicar conteúdos que agreguem algo para o dia-a-dia dos clientes. Dessa maneira, é mais provável que eles retornem ao seu perfil. - Programe as suas postagens. Sentar uma vez na semana para pensar em ações especiais e programar pelo menos uma postagem por dia é importante. Planejar é o segredo para que sua página não se torne um deserto de ideias. - Explore o Marketplace. Empresas como Mercado Livre, Americanas.com e Magazine Luiza podem se tornar ótimas plataformas para expandir o seu público. Por serem plataformas já conhecidas, elas podem aumentar a sua credibilidade e ajudar a vender para outros territórios. - Ofereça bons prazos e cumpra. Ninguém gosta de esperar. Uma compra é sempre um voto de confiança e se tratando do meio digital é importante que seu negócio consiga cumprir tudo que prometeu. E isso começa por uma entrega no prazo correto e boa comunicação caso alguma coisa fuja da rota. - Crie uma loja virtual. Para além do marketplace, não esqueça de ter o seu próprio espaço, onde o cliente possa ver os produtos e fazer a compra com a maior facilidade possível.>