Digno de confiança: Veja como aumentar a sua credibilidade

empregos
11.03.2019, 07:00:00
(Ilustração: Morgana Miranda/ CORREIO)

Digno de confiança: Veja como aumentar a sua credibilidade

Especialistas em carreira mostram o caminho para conquistar respeito no ambiente de trabalho e consolidar sua reputação

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Bom relacionamento interpessoal, disponibilidade para colaborar e, principalmente, aquela confiança não só junto ao chefe, mas com toda a equipe. Essa ‘moral’ toda no ambiente de trabalho não se ganha por caso. Se conquista. A credibilidade corporativa tem se tornado cada vez mais um atributo essencial para alcançar posições de liderança na empresa e consolidar também a reputação do profissional na carreira que escolheu. Mas como transmitir esta imagem positiva? 

Segundo o professor de gestão de empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em carreira, Luciano Salamacha, a credibilidade se sustenta em três pilares: o primeiro é a confiança, o segundo é a coerência e o terceiro é o comportamento. 

“Significa que uma pessoa pode até construir uma relação inicial de confiança na equipe, mas se não houver coerência sequer em seus posicionamentos na empresa, a credibilidade é afetada. Da mesma forma, de nada adianta ter uma relação de confiança e ser coerente nos posicionamentos se as atitudes comunicam algo diferente, ainda que seja pequenas atitudes”, diz Luciano. 

A credibilidade, no entanto, passa longe do conceito de profissional ‘puxa-saco’, ou daquele perfil ‘tradicional’ e ‘padrão’. Por isso é importante conhecer bem a diferença entre o ‘ser’ e o ‘parecer’ confiável, como acrescenta o fundador da Reachr Soluções Inovadoras em RH, Marcelo Braga.

“A construção da credibilidade deve ser feita passo a passo, mas sem ferir seus valores, crenças, caráter e personalidade. O objetivo final não deve ser de passar credibilidade para alguém a qualquer custo. Procure ser uma pessoa melhor a todo o momento, amplie seus conhecimentos. Gere resultados”, analisa. 

Na prática

A nutricionista e consultora do Grupo Lemos Passos, Vanessa Leone, é destas profissionais que aos poucos foi construindo e consolidando esta relação dentro da empresa e junto aos colegas de trabalho. A estratégia que ela adotou foi se mostrar sempre disponível para contribuir com aquilo que sabia e trocar experiências com o grupo. 

“É preciso ter humildade, ausência de medo em estar disponível para o outro colega de trabalho, à empresa e à equipe como um todo, sem o receio de que a pessoa se torne melhor que você, ou venha a competir. Ser verdadeiro, contribuir de alguma forma”, afirma.

Há 10 anos na Lemos Passos, a credibilidade que Vanessa conquistou durante esse tempo ajudou ela a implementar ações de redução de resíduos orgânicos em duas unidades.  Em menos de um ano, o volume de resíduos produzidos na preparação de refeições coletivas caiu de  2.913 kg para 1.582 kg. Na outra unidade a redução foi de  746 kg para 646 kg.  “A credibilidade tem de ser um propósito. Não é só teoria, você tem que praticar para conquistar esta confiança”, analisa a nutricionista.

Para o palestrante e especialista em motivação André Castro, a iniciativa  e a tomada de decisões assertivas como fez Vanessa são algumas das atitudes que favorecem o fortalecimento desta credibilidade corporativa. “É alguém que aperfeiçoa os processos, tornando sua prática mais eficiente”, pontua.  

E isso tudo com respeito mútuo ao trabalhar com os subordinados e colegas de trabalho, em oposição a mandar os outros a fazerem o que você quer. “Uma pessoa é digna de crédito quando ela consegue estabelecer relações em que o outro se sente confortável em concordar ou discordar de suas ideias e escolhas”, completa André. 


CREDIBILIDADE EM FOCO

Para aumentar sua credibilidade A credibilidade se baseia em três características: a primeira é a confiança, a segunda é a coerência e a terceira está no comportamento. É preciso ser coerente com o que  faz e com o que diz dentro e fora da empresa. A credibilidade também está ligada à capacidade do profissional de entregar e/ou realizar tudo aquilo a que se compromete e à forma com que essa entrega vai  agregar valor na relação com os colegas, com o próprio chefe e com a empresa como um todo. 

O que é preciso para mantê-la?  O comaninho para construir a credibilidade não é fácil, mas mantê-la é ainda mais difícil. E para destruí-la é uma questão de segundos.  Um profissional com credibilidade ganha o respeito de seus colegas e membros da equipe. Por isso é necessário engajamento e entrega  para alcançar resultados positivos que foram confiados. Para manter sua credibilidade, um bom profissional também deve ser responsável por suas decisões e suas ações. Quando ele comete um erro, assume o erro cometido e toma as medidas necessárias para corrigir, melhora  os processos e torna sua prática profissional mais eficiente na hora de atingir os objetivos. 

Cuide da sua imagem A credibilidade do profissional é destruída pelo descuido com a imagem. Cada profissional deve colocar em seu radar dois questionamentos-chave para a manunteção de sua credibilidade. A primeira pergunta é: O que pretendo fazer ou falar corrobora com a construção ou manutenção da minha credibiidade conquistada na empresa? Já a segunda pergunta conclui o processo: O que pretendo fazer ou falar pode colocar em risco a credibilidade conquistada? O cuidado é uma tarefa constante. 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
  • Assinaturas: 71 3480-9140
  • Anuncie: 71 3203-1812
  • Ache Aqui Classificados: 71 3480-9130
  • Redação: 71 3203-1048