Diretora do Inema é investigada por omissão de dados

por Luan Santos

Publicado em 27 de abril de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O Ministério Público estadual (MP) abriu uma investigação criminal contra a diretora geral do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Cristina Telles de Araújo Lima, por omissão de dados técnicos. A suspeita é que ela tenha se negado a entregar informações “indispensáveis à  propositura da ação civil” solicitadas pelo MP. Ela também é investigada por supostos danos ambientais ocorridos em Lauro de Freitas, que seriam de responsabilidade do órgão estadual. A apuração foi aberta pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca do município da região metropolitana de Salvador. A Promotoria vai apurar se ela descumpriu as leis 9.605/ 1998 e 7.347/ 1985 - ambas tratam sobre sansões a responsáveis por danos ao meio ambiente -, que preveem o pagamento de multa e prisão de três meses a três anos de prisão. 

Dupla apuração Para averiguar o caso, o MP abriu dois procedimentos investigatórios, ambos neste mês – o primeiro no dia 3 e o segundo no dia 20.

Três caminhos Os líderes de partidos da oposição no estado estudam três opções de coligação para a disputa pelas vagas na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. A primeira delas é a formação de uma chapa única entre todas as legendas, alternativa que encontra resistência dos nanicos. Uma segunda possibilidade teria duas chapas, com as siglas menores separadas das maiores. Por fim, a terceira via analisada propõe três chapas: uma com DEM e PRB, outra com PSDB, PV e PSC, entre outros, e uma terceira com os partidos pequenos, entre eles PHS, PPS e PTC. Apesar da objeção dos nanicos, os líderes do bloco oposicionista trabalham pela unidade. 

Tarefa árdua O deputado federal Zé Rocha (PR) foi um dos escolhidos pelo presidente Michel  Temer (MDB) para mobilizar a Câmara a votar o projeto que destina R$ 1,3 bilhão  para o pagamento de garantias ligadas a exportações que deixaram de ser pagas  por Venezuela e Moçambique. A proposta deve chegar à Casa na próxima  segunda. Segundo Rocha, o desafio é fazer com que a sessão da próxima quarta, quando o proposta deve ser apreciada, tenha quórum suficiente. “Vamos apreciar após o  feriado. Então, vamos ter que trabalhar para colocar os deputados lá”, afirma. 

Plateia O discurso do governador Rui Costa (PT) durante a inauguração da estação do metrô do aeroporto começou com plateia cheia, mas terminou com público esvaziado.  Em mais de 50 minutos, Rui falou sobre a vida pessoal, dos desafios e assuntos do governo. Nem os deputados resistiram: enquanto alguns bocejavam, outros olhavam para relógio. “Todos respiraram aliviados quando ele anunciou os timbaleiros de Isidório”, contou um dos presentes.

OAB em festa Reivindicação antiga da OAB, a remuneração para advogados dativos foi aprovada pela Assembleia. Estes profissionais são designados por juízes para prestar assistência judiciária gratuitamente à população carente onde não há defensores públicos. A proposta é do deputado Luciano Ribeiro (DEM).