Discussões sobre o futuro levam mais de 1,3 mil pessoas a evento

Agenda Bahia discutiu o impacto da inteligência artificial na sociedade

  • Foto do(a) author(a) Perla Ribeiro
  • Perla Ribeiro

Publicado em 12 de novembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO

Qual o  impacto da inteligência artificial na sociedade, nas cidades, nos negócios e no cotidiano? De que forma o homem pode atuar em conjunto com as máquinas para promover o desenvolvimento sustentável? O desafio do segundo seminário do Fórum Agenda Bahia 2018 foi justamente responder a estas questões. Após muitos debates, o público saiu de lá reforçando a certeza de que o homem e a máquina podem se complementar.

O presidente da Rede Bahia, Antonio Carlos Júnior, destacou que os debates levaram o público a refletir sobre como homem e máquina podem caminhar juntos, conhecendo as experiências e as histórias de quem usa a tecnologia e a criatividade para buscar novas formas de transformar o mundo em que vivemos.  “Estimulamos a inovação, promovendo discussões sobre novas tecnologias e suas aplicações no desenvolvimento social e econômico do estado”.

Já o adido para Assuntos de Educação e Cultura do Consulado-Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Kevin Brosnahan, que participou pela primeira vez do evento, lembrou que encontrar formas de promover, sustentar e disseminar os benefícios do desenvolvimento tecnológico e da inovação é um tema cada vez mais importante para o setor público, assim como a necessidade de trabalhar estreitamente com o setor privado para garantir que os incentivos apropriados sejam desenvolvidos e respeitados. “Vivemos uma época estimulante, onde a escala dos desafios que enfrentamos vem sendo igualada pela engenhosidade do ser humano”.  

Quem também participou da abertura do evento foi o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Sérgio Pedreira,  que destacou que desde a primeira edição, a entidade é uma das parceiras. “Temos orgulho de participar de um evento que discute questões de interesse do estado e relevantes para a sociedade”.

O público

Quem foi pela primeira vez não escondia o encantamento com a riqueza das discussões. Quem conhecia o evento reforçava a certeza de que estar naquela plateia era garantia de um dia de muito aprendizado.  O engenheiro de segurança Augusto Dultra era um dos estreantes. “Há muitas startups, muitas soluções aparecendo que precisam ser aplicadas. Tudo que envolve tecnologia me atrai, me motiva”, disse ele, um dos 1.392 inscritos no seminário. 

Só pela manhã, mais de 600 pessoas acompanharam as palestras. Já as oito atividades realizadas à tarde contaram com cerca de 800 participações. Até 2017, o evento totalizou 235 palestras e um público de mais de 8.500 pessoas. 

O jornalista Itamar Ribeiro de Souza tem orgulho em dizer que esteve presente em todas as edições . “A cada capítulo é apresentado temas diferentes com um olhar voltado para o futuro e é isso que a Bahia precisa”. Dessa vez, ele saiu de lá com importantes reflexões sobre a forma como o homem está convivendo com a novas tecnologias. “É preciso estar atento para não colocar a tecnologia acima de tudo. O homem tem que andar lado a lado com ela”, defende.

Já a analista de projetos Hildete Santana saiu do evento com a sensação de que passará a ter uma melhor percepção do quanto pode ser prejudicial colocar a tecnologia na frente de tudo. “Esse é o desafio gigantesco que temos pela frente”.

O Fórum Agenda Bahia 2018 é uma realização do jornal CORREIO, com patrocínio da Braskem, Sotero Ambiental e Oi, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, Consulado-Geral dos EUA no Rio de Janeiro, Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e Rede Bahia; e apoio do Sebrae e da VINCI Airports.