Diversidade marca as novas relações de trabalho na era digital

Marcelo Arantes apresentou case da Braskem

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Santana
  • Fernanda Santana

Publicado em 8 de novembro de 2018 às 05:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Há um ano, Marcelo Arantes percebeu que uma mudança era imprescindível. O digital já estava incorporado à rotina do trabalho, como também estava em exercício uma cultura participativa. Mas era necessário mais. Houve, então, o convite para que os funcionários da Braskem em todo o mundo respondessem qual era a empresa que eles queriam. Havia duas opções para os colaboradores: ser ator ou ator. E, rapidamente, todos se  perceberam em busca da autoria da própria história.

O vice-presidente Global de Pessoas, Comunicação, Marketing e Desenvolvimento Sustentável da Braskem participou, nesta quarta-feira (7), do painel 'Pessoas e Tecnologias: criando novas relações de trabalho', atividade do seminário Humanize[se], dentro do Fórum Agenda Bahia 2018. 

Marcelo Arantes, durante a atividade, debateu o que seriam essas dinâmicas em um período de avanços tecnológicos. A chave, na verdade, é retornar para o indivíduo e também para as histórias, acredita o executivo. Tanto assim que, no ano passado, os funcionários foram chamados a elaborar, diretamente e colaborativamente, o novo guia de práticas da empresa.

O resultado supreendeu: 5,3 mil pessoas contribuíram, por meio de pesquisa interna, com a criação de novas práticas de trabalho. "As pessoas querem ser protagonistas. A questão é desafiar e é ser desafiado. Assim, a gente cresce junto, porque as pessoas são estimuladas a criar juntas", acredita Marcelo.

Sobre o uso da tecnologia em todo o processo, ele complementa: "foi uma relação de aliados. A tecnologia tem que ser usada a favor das pessoas. Uma empresa é feita de gente. Acreditamos que precisamos de mais liderança e menos líderes", afirmou.

O resultado das contribuições foi uma mudança diária, com mais flexibilização. Vestimenta livre, como bermudas e sandálias, começaram a ser aceitas, por exemplo. E, cada vez mais, foi possível perceber mais diversidade nos corredores da empresa. "O que importa é sermos inclusivos. Não temos nenhum indicativo de que isso impacta diretamente no negócio. Mas impacta na imagem, em como ela é vista, em como os funcionários enxergam", acrescentou

As novas relações de trabalho não mais comportam o velho "manda quem pode, obedece quem tem juízo", acredita Marcelo. Há a necessidade de autonomizar. "Como transferir autonomia?", perguntou um participante do painel."Na verdade, incentivamos a descentralização. É uma delegação planejada, não é nada largado. A gente tem certeza que um processo assim protege a empresa", respondeu.Mas, como operar tamanha mudança? O público questionava-se a cada incentivo e projeto apresentado por Marcelo. "A própria liderança da Braskem chegou a duvidar das novas ações. Respondi que tinhamos que pensar no futuro, porque esse será o futuro", revelou.

A atenção às individualidade e à diversidade ainda é rara nas grandes empresas. A cultura de hierarquias ainda é pautada no poder, não no saber, reiterou Marcelo. "Temos uma cultura hierárquica de formação. Percebemos, por exemplo, que os brasileiros buscam mais segurança que os estrangeiros. O que buscamos é inverter para a hierarquia do saber". 

Ao final da palestra, os participantes levantavam as mãos em sinal de novas dúvidas. Como trabalhar de casa? Como ser autônomo? Quando essas práticas serão realidade? A todas elas, seguiu-se o conselho de Marcelo: "Pense no digital. Mas não no digital da máquina, mas na sua digital, na sua marca. O seu digital é seu. Opte por como você quer deixar sua digital no mundo".

O Fórum Agenda Bahia 2018 é uma realização do jornal CORREIO, com patrocínio da Braskem, Sotero Ambiental e Oi, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, Consulado-Geral dos EUA no Rio de Janeiro, Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e Rede Bahia; e apoio do Sebrae e da VINCI Airports.

*Com supervisão do editor Flávio Oliveira