Dois ônibus elétricos começam a rodar no Subúrbio Ferroviário na próxima terça-feira (3)

salvador
29.10.2020, 09:41:00
Atualizado: 29.10.2020, 13:02:49
(Fernando Vivas/GOVBA)

Dois ônibus elétricos começam a rodar no Subúrbio Ferroviário na próxima terça-feira (3)

Ainda esse mês serão cinco, diz Rui. Veículos vão ajudar durante obras do VLT

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Dois ônibus 100% elétricos vão rodar a partir da próxima terça-feira (3) pelo Subúrbio Ferroviário. A ideia é facilitar a mobilidade na região enquanto acontecem as obras do VLT. Os ônibus têm ar-condicionado, não são poluentes e podem transportar até 33 pessoas sentadas e 41 em pé. Até o fim da semana, mais três ônibus elétricos serão integrados, totalizando cinco veículos.

Com uso de bateria de fosfato ferro-lítio, os veículos têm autonomia de 250 quilômetros, o que permite que rodem o dia inteiro e depois, retornando para a garagem, sejam recarregados durante a noite. A tarifa é a mesma da frota de ônibus regular, R$ 4,20.

Uma viagem de testes aconteceu pela manhã, acompanhada pelo governador Rui Costa, que destacou o lado ambiental do transporte. "É um serviço moderno e elétrico que, quando introduzido no dia a dia do cidadão, cuida da saúde da população, porque não queima diesel e deixa de prejudicar o ar e, consequentemente, a respiração de crianças e idosos que são os mais diretamente afetados com dificuldades respiratórias", avaliou Rui. "Cuida também da saúde dos motoristas e passageiros com o conforto acústico e auditivo de um ônibus que traz uma experiência mais agradável para quem se transporta nesse equipamento".

Segundo Rui, ainda em outubro serão cinco ônibus rodando. "São dois ônibus que começam a rodar a partir de hoje. Ainda vão chegar mais três esse mês e a frota será de cinco ônibus ainda em outubrom, fazendo o trajeto da Ilha de São João até o terminal de Pirajá, no metrô", explicou.

(Foto: Fernando Vivas/GOVBA)


***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas