Domingo da padroeira da Bahia terá missas e procissão; confira

salvador
07.12.2019, 17:40:00
Atualizado: 07.12.2019, 17:42:05
(Arisson Marinho/ CORREIO)

Domingo da padroeira da Bahia terá missas e procissão; confira

Festa será na Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Nesse domingo (8), dia dedicado à padroeira da Bahia, as missas na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, serão celebradas às 5h, 6h, 7h e 8h.

Após as celebrações eucarísticas, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, presidirá a missa solene, às 9h, que será campal. Na ocasião, estará presente o Coral da Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia sob a regência do Maestro David Tourinho.

Por volta das 10h30, os devotos seguirão em procissão pelas ruas do bairro do Comércio e depois retornarão à Basílica para a solene bênção do Santíssimo Sacramento.

Confira o que abre e fecha no feriado 

Por conta do evento, a Prefeitura de Salvador montou um esquema especial de serviços, com reforço na frota de ônibus, pontos de táxis e mototáxis e postos de saúde distribuídos pela região central. A Transalvador fará algumas alterações para ordenar o trânsito. Guardas civis municipais reforçarão o patrulhamento preventivo. Confira:

Ônibus - A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) disponibilizará seis veículos extras da frota reguladora, que estarão disponíveis na Estação da Lapa, das 15h às 22h, e terão roteiros distribuídos nas três áreas da cidade: Orla, Centro e Subúrbio, de acordo com a demanda. Além disso, três linhas serão reforçadas a partir das 11h: Paripe–Barra, Estação Pirajá–Barra 1 e a Estação Mussurunga–Barra 1. Os ônibus que circulam na região do evento terão os itinerários modificados, de acordo com as alterações de trânsito realizadas pela Transalvador.

Táxis e motos - O aplicativo Táxi Mobi vai operar com bandeira 1 e 25% de desconto. Haverá três pontos de táxis e mototáxis no entorno do evento: em frente ao Elevador Lacerda (na parte de cima), na Praça Municipal, na Rua Miguel Calmon e também na Avenida Estados Unidos.

Elevador Lacerda - O equipamento vai começar a operar com uma hora de antecedência - das 6h até as 22h. A tarifa será gratuita.

Saúde - Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) - uma avançada e uma básica - estarão de plantão, das 6h às 18h, ao lado da Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia. Além disso, profis-
sionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Vale dos Barris e de Brotas prestarão atendimento.

Alterações no trânsito - Haverá interdição progressiva do tráfego de veículos, durante a procissão, a partir das 10h30, na Rua Miguel Calmon, Rua da Holanda, e Avenida da França. A procissão sai da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, após missa solene, em direção às ruas do Comércio e depois retorna para o ponto de partida.

Será feita também proibição da circulação e do estacionamento de veículos, das 5h de sábado à 0h de segunda (9), na Avenida Lafayete Coutinho (conhecida como Avenida Contorno), trecho compreendido entre o Solar do Unhão e a Praça Visconde de Cayru; Rua Conceição da Praia; Ladeira da Conceição da Praia; Rua Manoel Vitorino; Rua Dionísio Martins; Praça Visconde de Cayru; Rua da Bélgica (trecho compreendido entre as ruas Portugal e Miguel Calmon); Rua Corpo Santo e Rua Santos Dumont.

Os veículos provenientes da Avenida da França, com destino à Cidade Alta, terão como opção de tráfego a Rua da Bélgica, Avenida Estados Unidos, Praça da Inglaterra, Rua Pinto Martins e Ladeira da Montanha. Já os veículos provenientes da Avenida Lafayette Coutinho (Avenida Contorno), com destino à Cidade Baixa, terão como opção de tráfego a Ladeira do Gabriel e a Ladeira dos Aflitos.


***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas