'É uma competição dura', diz zagueiro Edcarlos sobre a Série B

Jogador foi apresentado como novo jogador do rubro-negro nesta sexta-feira

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2019 às 14:47

- Atualizado há um ano

. Crédito: Maurícia da Matta/ EC Vitória

O jogador mais experiente do Vitória, enfim, foi confirmado como reforço do clube. Aos 33 anos – completa 34 em maio -, o baiano Edcarlos vai atuar em sua terra natal pela primeira vez. “Estou muito feliz. Já tive oportunidade (de vir para o Vitória), mas por detalhe não deu certo. Agora, felizmente, deu certo. Logicamente que a pressão é dobrada por jogar em casa. Tenho familiares, amigos aqui, então a pressão é maior ainda por resultado, mas eu estou motivado, espero ajudar muito e terminar o ano de forma positiva”, afirmou ele. 

O zagueiro foi revelado pelo São Paulo, pelo qual recebeu a primeira oportunidade na temporada 2005, ano do título mundial do tricolor paulista. Foi, inclusive, titular da zaga na final contra o Liverpool.

Depois do tricolor paulista, passou por Benfica (Portugal), Fluminense, Cruz Azul (México), Cruzeiro, Grêmio, Sport, Seongnam (Coreia do Sul), Atlético Mineiro e Olimpia (Paraguai) até chegar ao Goiás, no ano passado, conseguindo o acesso para a Série A desse ano. Por isso, ele dá a receita do sucesso para o rubro-negro conseguir o mesmo feito. 

“Tem que entrar de corpo e alma. Foi a primeira vez que disputei a Série B e, particularmente, esperava que fosse mais fácil. É uma competição dura. É mais fácil se manter na Série A, do que conseguir um acesso na Série B. Se não entrar focado, é muito difícil conseguir o acesso”, disse ele. 

A experiência na carreira foi um dos grandes motivos para Edcarlos ser contratado pelo Leão. De acordo com o presidente Ricardo David, o pedido do técnico Marcelo Chamusca era por um zagueiro mais rodado no mundo da bola. “Esse é o principal motivo, um jogador com experiência, internacional, inclusive, de jogar Libertadores. Tem um currículo brilhante e pode passar para os mais novos sua vivência”, disse David ao CORREIO, no sábado passado.  O jogador, por sua vez, acredita que pode agregar muito ao grupo de jogadores, ainda mais jovem na atual temporada por causa da utilização do elenco sub-23. “O grupo é muito jovem, muitos não passaram por situação de pressão, de ter que reverter e ter que colocar o Vitória. Por já ter passado por situação parecida com o Goiás, e ter jogado em grandes clubes, com experiência, tenho certeza que posso agregar muito com meus companheiros tanto dentro, como fora de campo”.

Com o Goiás, Edcarlos disputou 22 das 38 rodadas da Série B de 2018, sendo 19 delas como titular do clube esmeraldino. Antes de disputar o nacional novamente, ele tem pela frente o Campeonato Baiano e a Copa do Nordeste, primeiras competições do ano. “Título é título, independente de qual seja. Tem que entrar para vencer. Muitas vezes é desvalorizado depois que você ganha, mas se você perde vai ser cobrado e contestado. Se você quer ser campeão, ou conquistar um acesso no brasileiro, tem que começar com um bom trabalho aqui”, deu o recado. Edcarlos assinou contrato com o rubro-negro até o final da temporada, no dia 30 de novembro.