Em 24 horas, reconhecimento facial encontra três foragidos em Salvador

Com as prisões, sistema atingiu marca de 100 criminosos achados.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de dezembro de 2019 às 15:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: Jorge Cordeiro/Divulgação

Em menos de 24 horas, o Sistema de Reconhecimento Facial auxiliou na captura de três criminosos. Edson Sales Guimarães, 32 anos, Ordean de Oliveira Carvalho, 33 e Josean Pinto de Sousa, 29, presos na última quinta-feira (20), eram procurados pela justiça pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas e roubo, respectivamente.  

O sistema foi implantado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Com as três prisões, foi atingido a marca de 100 criminosos encontrados.  

Segundo a SSP-BA, Edson Guimarães circulava pela capital usando bermuda jeans e camiseta preta. Flagrado com 95% de compatibilidade, ele tinha mandado de prisão expedido pela Vara do Júri de Feira de Santana por homicídio.  

Já Ordean Carvalho era procurado por tráfico de entorpecentes, após mandado da 1ª Vara de Tóxicos de Salvador. Foragido há dois anos, sua presença foi sinalizada em 93%. Ele é visto nas imagens com camisa cinza e mochila preta.  

Um alerta de 98% de similaridade chamou a atenção dos policiais para Josean Pinto, que tem mandado por roubo e receptação expedido pela 14ª Vara Criminal. No momento da prisão, ele vestia camisa branca e calça escura.  

Os três criminosos alcançados por equipes da Polícia Militar foram encaminhados para a Central de Flagrantes, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, onde os mandados foram cumpridos.