Em tom pacificador com Bolsonaro, Rui toma posse para segundo mandato

Para o segundo mandato, educação e infraestrutura terão destaque

  • Foto do(a) author(a) Luan Santos
  • Luan Santos

Publicado em 1 de janeiro de 2019 às 17:44

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Fotos: Manu Dias/ GOVBA
.

O governador Rui Costa (PT) tomou posse para seu segundo mandato nesta terça-feira (1o), em cerimônia na Assembleia Legislativa, e adotou um tom pacificador em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), também empossado nesta terça em Brasília, e enfatizou investimentos em educação e infraestrutura para os próximos quatro anos.

A solenidade de posse foi conduzida pelo presidente do Parlamento baiano, Angelo Coronel (PSD), e contou com a participação de deputados federais e estaduais, secretários do estado e dos senadores Otto Alencar (PSD), Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (sem partido).

Embora Bolsonaro seja adversário político do PT, Rui pregou união e disse que torce para que o presidente cuide do Brasil. "Não vou torcer contra o Brasil. No que depender de mim, vou ajudar para que as coisas deem certo para o Brasil. Agora, eu serei uma voz firme na defesa da Bahia e do Nordeste", afirmou.

Rui disse ainda que, ao lado dos outros oito governadores nordestinos, solicitou uma reunião com o presidente para tratar de trmas relacionados à região. O governador foi reeleito em outubro passado no primeiro turno com 75% dos votos válidos.

[[embed]]

Para o segundo mandato, educação e infraestrutura terão destaque. Ele afirmou qur pretende enviar à Assembleia, até fevereiro, um novo projeto de lei sobre gratificações para professores da rede estadual vinculando o pagamento do benefício ao rendimento das escolas em avaliações de desempenho. Em infraestrutura, ele afirmou que pretende se debruçar sobre os entraves da conclusão da ferrovia Leste-Oeste, além da implantação do VLT e da construção da Ponte Salvador-Itaparica.