Embasa retira quase cinco km de rede de água clandestina no Stiep

Água era roubada para abastecer lava jatos na região

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de abril de 2019 às 20:07

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

(Foto: Divulgação/Embasa) Uma ligação clandestina de água com quase cinco quilômetros de extensão foi descoberta nesta quinta-feira (18) na rua Arnaldo Lopes da Silva, no Stiep, segundo informação da Embasa, que realização uma ação de fiscalização no local com apoio da Polícia Militar.

A tubulação clandestina desviava água da rede distribuidora da Embasa para abastecer vários lava jato que funcionam na região. Todo material que compunha o ramal clandestino, como tubulações e mangueiras plásticas, foram removidos pela Embasa e encaminhados para reciclagem.

Além do prejuízo financeiro com o furto, as ligações também prejudicam o abastecimento dos clientes regulares e trazem riscos de contaminação por conta da manipulação indevida da rede por pessoas sem habilitação, destaca a Embasa. Nenhum responsável pelos lava jatos abastecidos pela rede ilícita foi localizado.

Dados da Embasa mostram que desde 2017, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, já foram identificadas mais de 180 irregularidades em imóveis residenciais e comerciais na Região Metropolitana de Salvador. Os 'gatos' desviaram cerca de 50 milhões de litros por ano, com prejuízo de R$ 3 milhões.

Furtar água da rede distribuidora é crime e o infrator pode responder por crime contra o patrimônio, com pena de reclusão e multa.