Empresária lança hotel para a terceira idade no bairro da Mouraria

Local é equipado para dar suporte e promover socialização entre idosos

  • Foto do(a) author(a) Victor Lahiri
  • Victor Lahiri

Publicado em 8 de novembro de 2018 às 05:49

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Lar Sênior oferece série de serviços especializados para seu público (Foto: Divulgação) A última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE,  mostra que a população idosa na Bahia cresceu 6,8%, índice maior que a média nacional,  de 3,7%. E as transformações do mundo moderno chegaram à terceira idade - aquela acima dos 60 anos -, produzindo homens e mulheres mais ativos, saudáveis e a fim de curtir o que a vida tem de melhor. De olho nesse público,  o mercado imobiliário já começa a voltar as atenções para essa turma, que quer seguir com uma agenda agitada. Um novo exemplo disso é o Lar Sênior Residence, empreendimento recém-inaugurado na Mouraria, centro de Salvador, que traz o conceito de residência temporária, permanente ou turística para idosos.

Localizado no Largo da Palma, nº 6, próximo ao Centro Histórico, o Lar Sênior conta com 20 leitos e oferece serviços de lavanderia, restaurante com supervisão de nutricionista, salão de beleza e estúdio de pilates para residentes e hóspedes. A estrutura dos quartos oferece banheiro privativo, ar condicionado, ventilador de teto, frigobar, TV a cabo e internet banda larga.

Para estimular a manutenção do vínculo familiar do hóspede, a casa dispõe ainda do Family Room, um espaço privado e aconchegante, preparado para receber os familiares visitantes em rodas de conversa e gastronomia.A idealizadora do espaço é a assistente social e chanceler da Soberana Ordem Intercontinental de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais, Lílian Piedade, que depois de fundar a Casa de Repouso A Flor da Idade, que já conquistou prêmios nacionais e internacionais, resolveu trazer a filosofia da vitalidade na terceira idade para um posicionamento estratégico na região central de Salvador.“Há algum tempo, temos trabalhado para desmistificar essa ideia de asilo tradicional, onde o idoso é colocado para ‘descansar’”, diz. “Hoje temos um perfil de idoso ativo, que quer interagir e ter novas experiências sem perder a autonomia, e o Lar Sênior tem essa proposta, apesar de também termos toda a estrutura para receber idosos que possuem algum tipo de limitação e necessidade de suporte e cuidados”, complementa.

Interação e charme Ela diz, ainda, que em uma localidade consolidada como o Centro, os moradores ou hóspedes poderão interagir com o bairro e ter amplo acesso ao menu de comércio e serviços da região, além de ter à disposição uma equipe qualificada para prestar suporte para todos. 

De acordo com Lílian, a localização foi uma grande preocupação do projeto. O Lar Sênior está instalado no prédio onde funcionava o antigo Hotel Boutique. 

Para preservar o charme histórico do casario da região e trazer um clima de requinte, o projeto buscou ter um cuidado especial na parte decorativa, focando no estilo e na adequação artística. As acomodações são harmonizadas com mobiliário elegante, que inclui relíquias e antiquários de vários lugares do mundo. A composição dos ambientes também conta com esculturas dispostas na tapeçaria, no mobiliário, nos quadros. Há, ainda, o acervo de portas antigas recolhidas das ruínas de casarões do Centro Histórico de Salvador.

Entrevista Lílian Piedade - Local para independência e socialização

A empresária Lílian Piedade é assistente social, foi coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – Creas e do Abrigo São Lázaro, além de diretora da Secretaria da Justiça do Estado da Bahia. Ela usou toda essa expertise para criar o Lar Sênior, um empreendimento que, para ela, marca o início de uma nova era no mercado imobiliário local pois é inteiramente voltado para a terceira idade.

De onde partiu a ideia do Hotel Lar Sênior Residence? No meu contato com o público-alvo, notei que não existia em Salvador ou no Nordeste um local especializado e equipado para receber o público da terceira idade, oferecendo uma experiência de independência e socialização bacana. O Lar veio preencher esse espaço vazio.

A população idosa tem tido uma vida cada vez mais longa, e o perfil da terceira idade está mudando. Você acredita que iniciativas como o Lar Sênior devam se multiplicar nos próximos anos? Sem dúvida, o perfil do idoso mudou, temos uma terceira idade cada vez mais ativa, e o mercado tem focado na valorização desse público. Com o crescimento desse contingente acima dos 60 anos, a tendência é que esse tipo de empreendimento deixe de ser exceção para se tornar regra.

Dentro da proposta de hotelaria, por que escolher a região central da cidade?  Hoje temos um novo contexto de hotelaria crescendo no Centro de Salvador, como grandes redes de hotéis que vêm promovendo um movimento de revitalização da região. Além disso, a Mouraria é uma região tranquila, onde a boa convivência é marca entre moradores. E temos ainda a proximidade com o Centro Histórico e a infraestrutura de comércio e serviços que vão proporcionar uma ótima experiência para o nosso público.