Enem 2020: prazo para cadastrar foto é prorrogado até 8 de outubro

A apresentação do documento é obrigatória

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 2 de outubro de 2020 às 13:02

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock

O prazo para cadastrar ou alterar a foto na Página do Participante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi prorrogado. Agora, os participantes têm até as 23h59 do dia 8 de outubro para realizar o processo. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estendeu o prazo devido ao grande volume de acessos na página do participante em um único dia e para garantir que os candidatos realizem o procedimento, que é obrigatório.

Uma das solicitações nesta edição do exame é que todos os participantes devam anexar a fotografia no sistema de inscrição. O envio da foto é obrigatório e deve atender a alguns requisitos solicitados, tais como: ser uma foto atual, nítida, colorida, com o fundo brando e individual. 

Não serão aceitas imagens de pessoas com artigos de chapelaria (boné, chapéu, gorro, viseira ou similares) e óculos escuros. A fotografia deve mostrar o rosto inteiro do participante, com uma boa iluminação e foco. Os formatos aceitos de arquivo são JPEG e PNG (tamanho máximo de 2 MB). O Ministério da Educação e o Inep não realizam validação da foto. 

Sobre o Enem O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é realizado anualmente e avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. As provas fazem parte do calendário de vestibulares e é uma das principais portas de entrada para programas de governo como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

O Enem conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. A edição do Enem 2020, por conta da pandemia de coronavírus, será realizada nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, na versão impressa e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro do mesmo ano para a versão digital.  

* Com informações do Inep

Fonte: Agência Educa Mais Brasil