Enem digital: desafios para reduzir as desigualdades no Brasil é tema da redação

Participantes têm até 19h (horário de Brasília) para finalizar o exame

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2021 às 14:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Agência Brasil

“O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”. Esse é o tema da redação da primeira edição do Enem 2020 Digital que está sendo aplicado neste domingo (31) em 104 cidades brasileiras.  Participantes têm até 19h (horário de Brasília) para finalizar o exame. Na versão impressa da prova, aplicada no dia 17 de janeiro, a redação teve como tema a saúde mental.  O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai divulgar os cadernos de provas do Enem digital logo após o fim das aplicações, no dia 31 e no dia 7 de fevereiro. Eles estarão disponíveis no site do Inep. Ao contrário do Enem impresso, já que a prova será no computador, os participantes não poderão levar os cadernos de prova. Os candidatos podem, no entanto, anotar as respostas na folha de rascunho. Os gabaritos oficiais serão divulgados até 10 de fevereiro. 

O Enem 2020 tem uma versão impressa, que foi aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro, e uma versão digital, Cerca de 2,5 milhões de estudantes fizeram as provas do Enem impresso, o que corresponde a menos da metade. 

O exame, tanto o impresso quanto o digital, foi suspenso no estado do Amazonas e o impresso foi suspenso em Rolim de Moura (RO) e em Espigão D'Oeste (RO), devido aos impactos da pandemia nessas localidades. Esses estudantes poderão fazer as provas também na reaplicação.

Segundo o Ministério da Educação, foram cerca de 20 ações judiciais, em todo o país, contrárias à realização do exame.