Entenda as suspeitas de desvio de verbas para combate à covid-19 no Rio

em alta
26.05.2020, 14:15:00
Atualizado: 26.05.2020, 14:19:24
(Reprodução/TV Globo)

Entenda as suspeitas de desvio de verbas para combate à covid-19 no Rio

Com autorização do STJ, PF fez busca e apreendeu celular do governador Wilson Witzel

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Os mandados de busca e apreensão contra o governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) depois de um depoimento do ex-subsecretário de Saúde, Gabriell Neves. Os mandados foram cumpridos nesta terça (26) em endereços ligados ao governador.

Gabriell foi preso em uma operação conjunta entre Ministério Público do Rio e Polícia Civil que investiga fraude na compra de respiradores pelo governo estadual.

De acordo com a investigação, os contratos do governo durante a pandemia somariam mais de R$ 1 bilhão entre montagens de hospitais de campanha e compra de respiradores, máscaras e testes para covid-19. 

Em uma das conversas interceptadas pela Polícia Federal, investigados dizem que teriam que negociar com o "01 do Palácio", que seria o governador. A informação é da TV Globo. 

Agora, a PF busca provas de que Witzel sabia do esquema do operador Mário Peixoto, que foi preso em 14 de maio por suspeita de fraudes ligadas a hospitais de campanha no Rio. Ele seria sócio oculto de várias empresas que têm contratos com o governo de Witzel. Uma destas é a Átrio Rio, envolvida em outras denúncias sobre contratos emergenciais.

O governador nega as acusações. Diz que não "há absolutamente nenhuma p0articipação ou autoria minha em nenhum tipo de irregularidade". Também acusou o presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido), de usar a Polícia Federal. "A interferência anunciada pelo presidente de república está devidamente oficializada", afirma, citando o fato de que deputados bolsonaristas já falavam da operação dias antes. "O que demonstra limpidamente que houve vazamento, com a construção de uma narrativa que jamais se confirmará".

Witzel diz que está tranquilo e segue "em alinhamento com a Justiça".

Mário Peixoto também nega qualquer "relação ilícita" com Witzel. "Investigações policiais devem ter como norte a imparcialidade. Nenhuma empresa vinculada a Mario Peixoto contratou com o Governo do Estado, na área de saúde, durante a epidemia de Covid-19. Mário Peixoto não possui nenhuma relação com o IABAS. Alessandro Duarte é consultor da empresa Atrio, da qual Mario Peixoto já foi sócio (não é mais). No entanto, Alessandro possui empresas próprias, com atividades próprias, sem vinculação alguma com Mario Peixoto. Mario e o advogado Lucas Tristão são amigos, sendo que o escritório de Tristão já prestou serviços jurídicos à empresa ligada à família de Peixoto", diz nota.

Operação Placebo
A PF esteve em endereços relacionados ao governador Wilson Witzel, a primeira-dama Helena Witzel, a Gabriell Neves e ao ex-secretário de Saúde Edmar Santos.

Foram cerca de 3 horas na residência oficial do governador, na Polícia Federal. Celular e computador de Witzel foram apreendidos.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/historia-e-solidariedade-marcam-a-primeira-live-do-bloco-ile-aiye/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moda-comunica-mais-que-tendencias/
Representatividade  é o tema desse editorial fotografado e protagonizado por jovens negros
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/e-sofrencia-musicas-de-arrocha-foram-as-mais-ouvidas-pelos-baianos-na-quarentena/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bisneta-de-mae-senhora-inspira-baiana-azul-de-amaralina-conheca-cida-de-nana/
Bel Borba a contratou como modelo para monumento às baianas sem saber de ascendência, que inclui Mestre Didi e uma das fundadoras da 1ª casa de candomblé
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/devo-ou-nao-devo-usar-mascara-na-atividade-fisica-eis-a-polemica-precos-chegam-a-r-120/
Tire suas dúvidas e confira 10 máscaras esportivas disponíveis no mercado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-do-marrom-o-dia-que-daniela-mercury-superou-britney-spears-em-portugal/
Durante a apresentação de Daniela Mercury no Rock in Rio Lisboa em 2004 falei até na TV portuguesa sobre Daniela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-quarentena-anitta-lanca-clipe-para-tocame-com-gui-araujo-assista/
Vídeo traz fãs dançando em casa; é a primeira vez que funkeira contracena com namorado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/secretario-do-ministerio-da-saude-destrata-garcom-em-transmissao-ao-vivo-sai-dai/
Élcio Franco falava em medidas de segurança para reabertura da economia quando se incomodou com presença de servidor
Ler Mais