Escadaria no Nordeste é revitalizada após abertura de 'Segundo Sol'

salvador
16.06.2018, 16:00:00
(Mauro Akin Nassor/CORREIO)

Escadaria no Nordeste é revitalizada após abertura de 'Segundo Sol'

Após mobilização na web, voluntários se uniram para pintar degraus

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Uma mobilização nas redes sociais deixou o Nordeste de Amaralina mais colorido na manhã deste sábado (16). A escadaria escondida na Terceira Travessa Ademário Pinheiro ganhou fama ao aparecer na abertura da novela Segundo Sol, mas depois da gravação, já estava esquecida novamente.

A curiosidade de Iuri Barreto, que administra o perfil Soteropobretano no Instagram, fez com que ela voltasse aos holofotes. "Eu vi na abertura da novela e reconheci alguns lugares, mas aquela escada não. Postei no perfil perguntando se alguém conhecia. Aí o pessoal do Nordeste Eu Sou falou que era aqui", contou.

A ideia de Iuri era conhecer o local e saber se a escada era tão bonita e colorida como aparece na novela. "Eu perguntei se estava daquele jeito mesmo. Aí me contaram que depois das chuvas já não estava do mesmo jeito", lembrou. (veja abaixo como a escadaria estava antes da pintura)

Segundo Robert Santos, do coletivo Nordeste Eu Sou, a gravação da abertura da novela aconteceu no início de maio, e a escadaria foi pintada especialmente para o vídeo. Depois de uma enxurrada nas chuvas, muito mofo se acumulou no local.

Depois de conhecer o local, Iuri e Robert se uniram para revitalizar a escadaria. "A gente queria fazer uma mobilização para pintar e transformar em um ponto de visita aqui no bairro e dar uma outra cara ao bairro. O Nordeste é um celeiro de artistas, como o Quabales. O Nordeste não tem só violência", explica Robert. os dois conseguiram então o apoio da Matiz Tintas e da Tintas Suvinil.

O arco-íris
A revitalização da escada aconteceu em duas etapas: a primeira foi de limpeza, na última quinta-feira (14), e a segunda, neste sábado, quando aconteceu a pintura dos degraus.

Segundo Carlos Lima, representante da Tintas Suvinil, foram usados 21 galões de tinta para a ação. "São sete cores e três galões de cada. Essa tinta tem uma resistência maior e rende mais. Começamos dando uma demão de tinta, depois esperamos duas horas e fazemos a segunda demão", explicou.

Mas a ideia é que a revitalização vá além dos degraus com as cores do arco-íris. "Depois a gente quer pintar esses 'murinhos' de branco e fazer grafites aqui, com os grafiteiros do bairro", conta Carlos.

Toda a pintura foi realizada por 25 voluntários, que foram convocados pelo perfil do Soteropobretano. Teve gente de outros bairros que viram a oportunidade de ressaltar o valor da comunidade, como a estudante Tainá Oliveira, 21, moradora de Vista Alegre.

"Desde o começo eu quis participar. Eu gosto muito de pintura e pensei que essa ação iria trazer mais visibilidade para a comunidade. É a oportunidade de dar mais cor e cultura", pontuou.

O estudante Lucas Levi, 17 anos, também atravessou a cidade apenas para ser voluntário. "Achei interessante a ação quando vi no perfil do Soteropobretano. Pensei como era legal uma empresa privada fazer algo por uma comunidade", disse. 

(Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)

Auto-estima
A ideia de levantar a auto-estima do bairro animou o aposentado Fernando Teixeira, 65 anos, que mora no bairro há 21 anos. "Eu sempre mando mensagem para as pessoas da família para assistirem a novela. Eu falo para que eles vejam que a escada do Nordeste está aparecendo na televisão", disse o morador, que aproveitou o sábado para a acompanhar a ação ao lado da neta Lavínia, de 4 anos.

Para Wesley Teixeira, que também faz parte do Nordeste Eu Sou, disse que o momento não poderia ser melhor para acontecer a mobilização. "Tivemos uma semana de casos de violência. É importante ter essa ação aqui. Não só violência", pontuou. 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas