Escola Social do Varejo abre 100 vagas para formação gratuita

Público-alvo são jovens entre 17 e 24 anos da região metropolitana de Salvador

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2021 às 11:16

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Estão abertas as inscrições para 100 vagas do primeiro semestre da Escola Social do Varejo (ESV), programa do Instituto Grupo BIG desenvolvido em parceria com o Instituto Aliança. O prazo vai até 14 de fevereiro, às 23h59, ou até atingir a meta de 2 mil candidatos inscritos.

Os jovens vão ser capacitados para atuar no mercado varejista. Para participar da seleção, é necessário ter de 17 a 24 anos, ter concluído o Ensino Médio na rede pública e possuir renda familiar de até três salários mínimos. A ESV acontecerá integralmente por Educação a Distância (EaD) este semestre. 

O curso é gratuito e o certificado é emitido pela Universidade Estadual do Ceará como curso de extensão. Após a etapa de formação, os jovens recebem apoio e orientação para inserção no mercado de trabalho.

Na primeira etapa, os candidatos devem preencher o formulário de inscrição online, disponível neste link. Ao fazer a inscrição, é preciso selecionar o período – manhã ou tarde – em que possa participar de aulas virtuais. As informações e resultados de todas as etapas serão divulgados no site do Instituto Grupo BIG e nas redes da ESV no Facebook e Instagram.  Também serão criados grupos de WhatsApp especificamente para o processo seletivo. 

Em função da pandemia do coronavírus, todas as etapas do processo seletivo serão feitas remotamente. Após a inscrição, será realizada uma triagem de adequação aos critérios estabelecidos (idade, escolaridade e renda) e a lista será divulgada no dia 17, após as 17h.

Após serem selecionados na triagem, os jovens vão fazer uma prova online de conhecimentos gerais de português e matemática, raciocínio lógico, tecnologia da informação e comunicação e um questionário de perfil pessoal. A prova será no dia 19 de fevereiro, das 10h às 12h.

Após esta etapa, os candidatos ainda vão passar por dinâmica de grupo virtual e entrevista individual. Também serão avaliados o interesse e a disponibilidade do jovem em atuar no varejo. O início das aulas está previsto para 15 de março.

Para realizar a matrícula, os candidatos aprovados precisam providenciar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, atestado de matrícula e boletim escolar, título de eleitor, foto 3x4, carteira de trabalho e, para os do sexo masculino, certificado de reservista do Exército Brasileiro ou CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação.