Especialistas baianos discutem impacto de rejeitos de Brumadinho no São Francisco

bahia
12.02.2019, 10:33:16
Atualizado: 12.02.2019, 11:58:24

Especialistas baianos discutem impacto de rejeitos de Brumadinho no São Francisco

MP-BA promoveu reunião nessa segunda para analisar situação

Foto: Divulgação

O Núcleo de Defesa da Bacia do Rio São Francisco (Nusf), órgão do Ministério Público da Bahia (MP-BA), realizou, nesta segunda-feira (11), uma reunião para discutir os possíveis impactos ambientais no braço baiano do Velho Chico, após o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG).

O evento contou com representantes de órgãos públicos - Ibama, Funasa, Agência Nacional de Mineração (ANM), Defesa Civil, Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa) -, além de entidades da sociedade civil, professores e universitários. 

Segundo a assessoria do Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), os estudiosos acreditam que a lama não deve chegar à Bahia, mas a água carregada com os metais, mais cedo ou mais tarde, afetará o São Francisco.

"A ideia é trabalhar na prevenção, de modo que sejam adotadas todas as medidas para impedir que a lama chegue ao São Francisco, na sua porção baiana. Desta forma, os monitoramentos da água e da fauna aquática precisam ser realizadas", explica a promotora Luciana Khoury, coordenadora do Nusf e da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI).

Durante a reunião, foi definida a realização de uma audiência pública na região de Bom Jesus da Lapa, Oeste do estado, que é banhada pelo São Francisco. A Promotoria Regional Ambiental vai instaurar um inquérito civil para acompanhar os impactos no local. 

O MP-BA deve cobrar, ainda, a realização do monitoramento constante da água e da fauna aquática, nos parâmetros de todos os possíveis contaminantes e metais pesados. 

Também será instalado um comitê interinstitucional para implementação de ações do Vigidesastre, programa da Divisa voltado para populações expostas a desastres. 

Os presentes na reunião destacaram, ainda, a necessidade de medidas firmes de combate à qualquer tipo de flexibilização da legislação ambiental. 

No dia 25 de fevereiro, uma mobilização organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens, a ser realizada em todos os municípios da bacia do São Francisco, será fortalecida também em Salvador, com uma manifestação na Praça da Piedade, ao meio-dia.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/processo-volta-a-andar-apos-1-ano-e-dancarino-da-new-hit-pode-ser-preso/
Acusado não recorreu de última decisão: 'Processo acabou para ele', diz advogado de vítimas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/passageiro-reage-a-assalto-e-mata-suspeito-dentro-de-brt-do-recife-pe/
Motorista tentou socorrer o assaltante, mas não obteve sucesso
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/maisa-e-o-alvo-de-marcelo-tas-no-provocacoes-desta-terca-feira-16/
Ela responde a perguntas sobre temas mais complicados, como as polêmicas com seu patrão, Silvio Santos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronel-joao-sa-pelo-menos-190-casas-serao-demolidas-apos-rompimento-de-barragem/
As residências estão no leito do rio e foram condenadas pelo Ministério de Minas e Energia
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ministerio-publico-fara-pericia-em-barragens-de-pedro-alexandre-e-coronel-joao-sa/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cadeirante-pega-ponga-em-busu-perde-o-controle-e-cai-em-avenida-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/padre-marcelo-rossi-sobre-empurrao-fui-salvo-foi-um-milagre/
Sacerdote foi agredido enquanto presidia uma missa no último domingo (14)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gravado-em-salvador-dvd-de-luan-santana-sera-lancado-no-globoplay/
Álbum estará disponível na integra no dia 23 de agosto
Ler Mais