Espero que os brasileiros tenham logo um presidente à altura do cargo, diz Macron

Presidente francês respondeu às provocações de Jair Bolsonaro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2019 às 09:21

- Atualizado há um ano

. Crédito: Francois Mori / POOL / AFP

Respondendo às provocações do presidente Jair Bolsonaro, o presidente da França, Emmanuel Macron, subiu o tom nesta segunda-feira (26). Ele disse que espera que “os brasileiros tenham logo um presidente à altura” do cargo.

Macron havia sido questionado sobre a reação do presidente Jair Bolsonaro a um comentário em que um seguidor da sua página no Facebook, ao lado de fotos dos chefes de Estado com suas respectivas primeiras-damas, questionou: "Entende agora por que Macron persegue Bolsonaro?" O perfil oficial do mandatário brasileiro respondeu: "Não humilha cara (sic)".

"É triste. É triste. Mas é triste, antes de mais nada, para os brasileiros. Penso que as mulheres brasileiras devem ter vergonha de ouvir isso do próprio presidente", afirmou o francês.

“Ele me prometeu, com a mão no peito [na cúpula do G20, em julho, no Japão], respeitar seus engajamentos ambientais. Dias depois, demitiu cientistas de seu governo”, disse o francês, referindo-se à demissão do presidente do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Ricardo Galvão, após a divulgação de estatísticas sobre o desmatamento que desagradaram ao governo.

A Deutche Welle Brasil publicou o vídeo com legendas em português. Assista.