Esporte contribui para a formação dos jovens

especiais patrocinados
06.09.2018, 02:40:13
Alunos da Escola Ômega, em Stella Mares, Miguel Lopes e Wilker Barbosa Silva, de 5 anos, já treinam judô há um ano com o sensei Manoel Roberto Souza (Foto: divulgação)
Estúdio Correio -

Esporte contribui para a formação dos jovens

Atividades proporcionam noções de companheirismo e solidariedade

O esporte também auxilia na formação dos jovens, enquanto cidadãos, desenvolvendo noções de companheirismo e solidariedade, além de promover a interação social. Trata-se de mais um meio pedagógico e educativo, que possibilita aos seus agentes ultrapassar obstáculos, fazendo com que os alunos, de forma prazerosa, aprendam a lidar com o próximo e conheçam um pouco dos desafios que a vida os proporcionará.

“A prática de esportes é a principal responsável por encontrar caminhos e até proporcionar respostas que possam levar o ser humano a uma formação integral. Relacionamos a pedagogia do esporte com o pensamento complexo que permeia o ser humano. O esporte pode auxiliar em muito na formação integral do adolescente, sobretudo em relação aos aspectos cognitivos, sociais, emocionais e afetivos”, afirmou a vice-diretora do Instituto Dom de Educar, Lilian Perrenoud. Na escola, as aulas de educação física contemplam não apenas as modalidades esportivas, mas também jogos e momentos recreativos. São oferecidas ainda as atividades de futsal e natação, no contraturno, e, em 2019, outras também serão inseridas, como dança e lutas.

“A prática de esportes é a principal responsável por encontrar caminhos e até proporcionar respostas que possam levar o ser humano a uma formação integral"
Lilian Perrenoud, a vice-diretora do Instituto Dom de Educar

A coordenadora de Esportes do Colégio Vitória-Régia, Yone Santiago, ressalta que o objetivo das atividades esportivas não é que o aluno se destaque apenas pelo potencial técnico, mas também pelo conjunto de valores morais e disciplinares. “Entendemos o esporte como fenômeno sociocultural e educativo, estabelecendo laços de amizade e de solidariedade, não importando quaisquer diferenças que existem entre os participantes. E contribui para a formação física e psíquica do educando”, declarou.

Ela lembra ainda que o esporte desenvolve competências e habilidades relacionadas à expressão corporal, envolve a comunicação, além de trabalhar o corpo, liberando hormônios, que atuam como fonte de energia e ânimo para que o processo de aprendizagem encontre um contexto favorável. No colégio, além de participar de diversas modalidades esportivas, as equipes realizam treinos semanais e participam de competições externas.

O esporte também está inserido no cotidiano das atividades do colégio Sartre. Futsal, Basquete, ginástica, handebol, karatê, tênis de mesa, vôlei, xadrez são algumas das modalidades oferecidas. Diversos estudantes e equipes tem conquistado reconhecimento pela destacada participação e premiação em competições esportivas.

Sócrates Côrtes, coordenadores de Esportes do Colégio Antônio Vieira, lembra que é fundamental estimular a atividade física entre os jovens. Ele citou que o Vieira sempre valorizou a prática de esportes, seja através de atividades que constam no currículo escolar como também através de atividades opcionais. Entre elas estão natação, futsal, ginástica rítmica, hidroginástica, basquete, hadebol, karatê, judô e várias outras.

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas