Espuma aparece em praia do Marciano em Ilhéus e assusta banhistas

Secretário de Meio Ambiente do município afirma que fenômeno é natural e não traz riscos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2021 às 21:17

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

Na manhã desta quinta-feira (11), na praia do Marciano, que está localizada no bairro de Molhado, em Ilhéus, uma espuma espessa assustou banhistas que registraram o fenômeno, temendo que a espuma fosse um problema e trouxesse risco para os que fossem ao local para aproveitar o mar. 

O fenômeno, no entanto, é comum nas praias da região e conhecido por quem nasce e se cria por lá. Pelo menos, é isso que garante o secretário de Meio Ambiente do município, José Victor Pessoa, que também explica o porquê das espumas."Esse fenômeno é normal e já aconteceu outras vezes em Ilhéus. É que o mar agitado mexe com os sedimentos que se acumulam no fundo do mar e, como as algas se alimentam deles, elas se agitam e se reproduzem mais, provocando uma proliferação de organismos em ambientes aquáticos”, explica Pessoa.Ainda de acordo com o secretário, há um agravante para que a praia do Marciano registrasse uma quantidade considerável de espuma. "Choveu muito nas cabeceiras dos rios que têm a sua foz aqui em Ilhéus, o que também traz materiais orgânicos para praia, contribuindo para potencializar o fenômeno, que é normal e dura apenas alguns dias, encerrando-se de maneira espontânea", ressalta ele, afirmando que toda vez que chove muito, a espuma aparece.

Apesar da espuma não representar risco, a Prefeitura de Ilhéus vai procurar a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) para realizar um exame laboratorial em amostras das espumas.