Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Está com dores pelo corpo? Saiba como lidar com elas em live no CORREIO

Especialista em dor é convidado do programa Saúde & Bem-Estar desta terça

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2020 às 10:37

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Foto: Agência Brasil

Você está sentindo alguma dor nesse momento? Você naõ está só! Em função do isolamento social muita gente sofrendo com dores nas costas, problema que segundo o Ministério da Saúde, atinge 80% da população em algum momento da vida. Para falar sobre as dores e como tratá-las o Saúde & Bem-Estar, live que acontece toda terça-feira às 18h no Instagram do CORREIO, receberá nesta terça-feira (18) o médico Walter Viterbo. Ele é médico pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (1992). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Anestesiologia, Acupuntura e Algologia (clínica da dor) nas unidades da Clínicas Viterbo. O programa é apresentado pelo jornalista Jorge Gauthier, do CORREIO, que é especialista em Saúde.  Viterbo explica que três fatores tem tornado comum o problema das dores:

 1 - Postura As pessoas têm passado mais tempo em frente ao computador trabalhando em esquema de home office sem cadeiras adequadas como as ergonômicas no trabalho, no celular olhando e interagindo nas redes sociais o tempo inteiro, passam horas na cama vendo séries, lives e com a isso a postura costuma ser deixada de lado. Ele pode falar o que fazer para evitar as dores que a má postura da mudança de hábitos traz. 

2- Tratamentos médicos e atividades físicas  Com as academias fechadas as pessoas não tem se exercitado, o que leva a uma exposição maior da musculatura das costas a tensões. A saúde não pode esperar e as pessoas não devem abandonar fisioterapia, caminhadas, o que for de recomendação médica em prol da saúde, por conta do medo do Coronavírus. Até em casa as atividades físicas podem ser mantidas. E os tratamentos de dor, quando interrompidos, retomados com os devidos cuidados.

3- Tensão na musculatura provocada pelo pânico de pegar a doença e a incerteza do amanhã.  Com o estresse constante pelo desemprego, pelo isolamento, pelas perdas financeiras no trabalho, o confinamento, contraímos os músculos sem perceber. E a coluna é uma das regiões que mais refletem a tensão do dia a dia. Dores na cervical, na lombar e no pescoço devem chamam a atenção nesse aspecto. O médico pode sugerir formas de tratar isso em casa... com bolsa de água quente, enquanto assiste a TV, alongar a musculatura, chá de camomila que natural e não faz mal, etc.