Estação da Lapa terá câmeras de medição de temperatura e posto de testagem de covid-19

Iniciativas serão lançadas pela prefeitura nesta quarta-feira (8)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2020 às 19:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/Arquivo CORREIO

A Estação da Lapa adotará novas medidas para detectar o novo coronavírus. O local terá um sistema de câmeras de medição de temperatura implantado pela Prefeitura, além de um posto de testagem de covid-19. As iniciativas serão lançadas nesta quarta-feira (8), às 10h, com presença do prefeito ACM Neto, no térreo da estação (em frente à entrada do metrô).

No total, nove câmeras de temperatura serão instaladas, localizadas nos três principais acessos à estação: duas na entrada pelo Coqueiro da Piedade, outras quatro no acesso pelo metrô e três no corredor principal que conecta à Joana Angélica.

As imagens produzidas pelas câmeras vão gerar resultados de medição de temperatura, além de registrar o uso da máscara. Dessa forma, irá detectar se o indivíduo está ou não utilizando o equipamento e se ele está colocado no rosto de forma adequada.

A ação terá a parceria das secretarias de Mobilidade (Semob) e da Saúde (SMS), e da Guarda Civil Municipal (GCM).O sistema de computadores, que ficará próximo às câmeras, será operado por técnicos da SMS.

Quem apresentar alteração de temperatura será encaminhado para realização do teste de covid-19 no posto de detecção na clínica LapaMed, em frente ao Salvador Card. Caso a pessoa não estiver usando a máscara, será orientada pela GCM que, além de encaminhá-la ao posto, também fará a distribuição do item de proteção na estação.