Estátua de Gandhi instalada no Comércio é presente da Índia para Salvador

salvador
07.10.2020, 18:52:00
Atualizado: 07.10.2020, 18:53:54
(Foto: Bruno Concha/Secom)

Estátua de Gandhi instalada no Comércio é presente da Índia para Salvador

Prefeito ACM Neto entrega monumento na Praça da Inglaterra nessa quinta (8)

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A Praça da Inglaterra, no bairro do Comércio, em Salvador, está ganhando um novo ponto de referência: uma estátua conhecida como “Gandhi Andante”.

A peça simula o movimento de caminhada do líder indiano Mahatma Gandhi e foi doada para Salvador pelo governo da Índia, via embaixada no Brasil.

Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação, a entrega da obra artística acontecerá nesta quinta-feira (8), às 10h.

O evento terá a presença do embaixador indiano Suresh K. Reddy e do titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pablo Barrozo, além da presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield. 

Medindo 1,94 metros de altura e pesando aproximadamente 400 kg, a estátua foi esculpida em bronze pelo artista Gautam Pal e simboliza a “Marcha do Sal”, movimento liderado por Gandhi em 1930 contra a proibição da extração de sal na Índia colonial imposta pelos britânicos. 

Existem monumentos do "Gandhi Andante” em várias cidades do mundo, como Nova Iorque, São Francisco, Nova Déli, Washington, Moscou e Budapeste. No Brasil, há exemplares localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Londrina (PR).

Na mesma ocasião, o prefeito ACM Neto fala sobre as ações de combate à covid-19.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas