Estreias, tendências e modelo baiana: confira o segundo dia do SPFWN46

Maior semana de moda do Brasil estreou em novo endereços com o desfile de cinco grifes

  • Foto do(a) author(a) Gabriela Cruz
  • Gabriela Cruz

Publicado em 23 de outubro de 2018 às 07:19

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: Agência Fotosite/divulgação

O São Paulo Fashion Week começou o segundo dia da temporada 46 estreando em casa nova, o espaço Arca, galpão na Vila Leopoldina transformado para receber o evento, que esse ano tem como tema TRAN[SP]OSIÇÃO. Por lá, nesta segunda-feira, 22, desfilaram as marcas Osklen, Patricia Viera, Torinno, Modem e João Pimenta, que apresentou sua segunda coleção feminina.

A monocromia deu o tom da maioria dos desfiles, bebendo da fonte da marcante coleção assinada por Virgil Abloh em sua estreia na linha masculina da Louis Vuitton, em junho desse ano. Outra tendência foi o handmade. Tanto Patricia Viera quando João Pimenta investiram no bordado. Destaque para o exercício de alfaiataria feito pelas marcas e o uso do couro, do vinil ao metalizado.

OSKLEN A marca deu ainda mais voz ao movimento ASAP (as sustainable as possible, as soon as possible), apresentando a coleção ASAP Oceans, que faz parte de um manifesto em defesa dos mares e oceanos. Branco, azul e vermelho deram uma pegada navy ao desfile, mas nada tão óbvio assim, afinal é a Osklen. 

A coleção fundiu três grandes inspirações: o universo náutico, a poesia do personagem do pescador e os uniformes de mergulho. Esses universos foram traduzidos em roupas ora mais rústicas e amplas, feitas em fibras naturais, ora mais justas ao corpo, criadas em neoprene. Em comum, todos os looks traziam peças-desejo ao mesmo tempo casuais e sofisticadas.

PATRICIA VIERA A rainha do couro conseguiu se superar mais uma vez, dando ao material seu momento mais nobre e sofisticado. A parceria com a especialista em bordados feitos à mão Natalia Rios e com Alexandre Matias, estilista com experiência na alta moda italiana, imprimiu às peças status de protagonista em qualquer circunstância.

Ultrafeminina, a coleção inspirada na cultura peruana trouxe saias longas rodadas, muitas flores bordadas e uma cartela de cores que mesclou tons terrosos e rosa, verde, azul e cereja com o dourado e o prata. Quando não atua como base da roupa, o couro surge bordado, aplicado em tecidos como o tule.

No casting de modelos, destaque para a baiana Ana Flavia, que depois de desfilar no Afro Fashion Day 2016 e vencer o concurso Super Model of The World em 2017, ganhou as passarelas internacionais.

TORINNO O estilista Luis Fiod levou seu streetwear luxuoso para o SPFW numa estreia de peso, com peças bacanas desfiladas por um time top poderoso, incluindo a atriz Deborah Secco, de cabelo curtinho por conta da personagem Karola, da novela Segundo Sol, o influencer Leo Picon e o top internacional Marlon Teixeira.

Destaque para o trabalho em couro e a proposta das peças que tira a moda masculina do lugar comum com estilo.

MODEM Definitivamente, o couro foi o protagonista do dia. Na Modem, o material surgiu numa cartela de cores formada pelo bege, vinho, cáqui, marrom, branco e preto, inspirada nos tons dos esmaltes da Vult, patrocinadora do desfile. Na modelagem, foi base - em sua rigidez - para peças mais maleáveis, feitas em tricô, malharia e viscose. 

JOÃO PIMENTA FEMININO Que coisa linda ver a arte a serviço da moda. E João Pimenta é daqueles artistas talentosos, que transforma tecido em obra. Foi assim mais uma vez, ao criar uma coleção 100% algodão, com apoio da Sou de Algodão e de cooperativas que desenvolvem materiais especiais a partir da fibra.

Um de suas artes é o que João chama de couro vegano (por causa de sua aparência), produzido na mata amazônica pela Cooperflora com látex. O material serviu de base para várias peças, muitas delas criadas com moulage tal era a ousadia da modelagem. 

Para dar vida à mulher que pensou para a coleção, uma índia transportada para um mundo urbano que usa tênis nos pés, o estilista montou um casting formado quase em sua totalidade por modelos negras. Pena que para atender a uma demanda comercial, precisou colocar Camila Queiroz para fechar o desfile. Nova embaixadora da Reebok, marca parceira de João e que lançou o tênis Pump Supreme no desfile, a atriz não tem nenhuma ligação com a história que ele estava contando. 

Calendário

23.10 – Terça-feira

13h00 – Reinaldo Lourenço

14h30 – Aluf (Projeto Estufa)

14h45 – Lucas Leão (Projeto Estufa)

16h00 – PatBo

17h30 – Top 5

19h00 – Amir Slama

20h30 – Ronaldo Fraga

24.10 – Quarta-feira

12h30 – Gloria Coelho

14h30 – Helena Pontes (Projeto Estufa)

14h45 – Ão (Projeto Estufa)

15h00 – Korshi 01 (Projeto Estufa)

16h30 – Beira

18h00 – Lino Villaventura

20h00 – Bobstore

25.10 – Quinta-feira

14h30 – Victor Hugo Mattos (Projeto Estufa)

14h45 – Mipinta (Projeto Estufa)

16h30 – Two Denim

18h00 – Cotton Project

19h00 – Apartamento 03

20h00 – Handred

26.10 – Sexta-feira

15h30 – Cacete Company

16h30 – João Pimenta (masculino)

18h00 – Piet

19h00 – Ratier

20h30 – Água de Coco

*A jornalista viajou a São Paulo a convite do SPFW