Estrelas no céu: pandemia levou consigo famosos do mundo todo

em alta
31.12.2020, 07:00:00

Estrelas no céu: pandemia levou consigo famosos do mundo todo

CORREIO faz retrospectiva e relembra celebridades que se foram, vítimas da doença que assolou o mundo em 2020

Que ano pesado foi 2020. Banhado de contradições: ao mesmo tempo que pareceu ser arrastado, passou rápido. Grande, curto, trágico, intenso e inesquecível em proporções igual. Vinte-vinte ficou marcado pela Pandemia do coronavírus, que tirou muita gente deste plano e levou para o céu: viraram estrelas, ou canção, como diz o rapper Rodrigo Ogi. 

Milhões de pessoas se foram. Até o final da tarde de terça (30), a Universidade de John Hopkins apontava que um total de 1.793.368 pessoas morreram vítima do novo vírus - que já não é tão novo assim. Mais de 82 milhões foram infectadas ao redor do mundo todo, isso sem contar as subnotificações. Ricos, pobres, anônimos e famosos ficaram expostos aos riscos - mostrando que a doença não faz distinção depele, cor, credo, ou classe social. E pode colocar bastante gente famosa nessa conta porque realmente foram muitas. Muitos chegaram inclusive a morrer.

O CORREIO elaborou uma lista de personalidades conhecidas que nos deixaram neste ano por conta do Covid-19. Confira na galeria abaixo.

Nascido no dia 12 de junho de 1962, Ciro Pessoa foi um dos fundadores dos Titãs faleceu pouco mais de um mês antes de completar o seu 63º aniversário.
Nascido no dia 12 de junho de 1962, Ciro Pessoa foi um dos fundadores dos Titãs faleceu pouco mais de um mês antes de completar o seu 63º aniversário. (Foto: Claudio Elizabetsky)
Atriz e radialista, Dayse Lúcidi foi uma das primeiras integrantes da Rádio Globo. Em seus 90 anos, participou de novelas como Passione. Faleceu no dia 7 de maio.
Atriz e radialista, Dayse Lúcidi foi uma das primeiras integrantes da Rádio Globo. Em seus 90 anos, participou de novelas como Passione. Faleceu no dia 7 de maio. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Um dos maiores ídolos do Bahia, Élcio Nogueira, o Sapatão, foi heptacampeão baiano nos anos 1970. Nascido em 15 de outubro de 1947, faleceu no dia 5 de junho.
Um dos maiores ídolos do Bahia, Élcio Nogueira, o Sapatão, foi heptacampeão baiano nos anos 1970. Nascido em 15 de outubro de 1947, faleceu no dia 5 de junho. (Foto: Betto Jr./Arquivo CORREIO)
Atriz que deu vida a Dona Benta no Sítio do Pica-Pau Amarelo, Nicette Bruno nasceu no dia 7 de janeiro de 1933 e faleceu no último dia 20 de dezembro.
Atriz que deu vida a Dona Benta no Sítio do Pica-Pau Amarelo, Nicette Bruno nasceu no dia 7 de janeiro de 1933 e faleceu no último dia 20 de dezembro. (Foto: Miguel Junior/Gshow)
Ator famoso por trabalho na série americana Law & Order, Nick Cordero travou uma longa batalha contra Covid-19 até falecer no dia 5 de junho, com 41 anos.
Ator famoso por trabalho na série americana Law & Order, Nick Cordero travou uma longa batalha contra Covid-19 até falecer no dia 5 de junho, com 41 anos. (Foto: Divulgação)
Integrante do Trio Parada Dura, o cantor Parrerito morreu em 13 setembro, aos 67 anos.
Integrante do Trio Parada Dura, o cantor Parrerito morreu em 13 setembro, aos 67 anos. (Foto: Reprodução)
Viúva do apresentador Chacrinha, Florinda Barbosa faleceu no dia 16 de outubro - um dia antes de completar um século de vida.
Viúva do apresentador Chacrinha, Florinda Barbosa faleceu no dia 16 de outubro - um dia antes de completar um século de vida. (Foto: Divulgação)
Jovem jornalista, Rodrigo Rodrigues tinha 45 anos completados em 18 de abril. Foi vítima de uma trombose venosa cerebral em decorrência do coronavírus e faleceu no dia 28 de julho
Jovem jornalista, Rodrigo Rodrigues tinha 45 anos completados em 18 de abril. Foi vítima de uma trombose venosa cerebral em decorrência do coronavírus e faleceu no dia 28 de julho (Foto: Divulgação/SporTV)
Desenhista, pintor e cartunista, Daniel Azulay lutava contra uma leucemia quando contraiu o vírus que o levou à morte no dia 27 de março, quando tinha 72 anos.
Desenhista, pintor e cartunista, Daniel Azulay lutava contra uma leucemia quando contraiu o vírus que o levou à morte no dia 27 de março, quando tinha 72 anos. (Foto: Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados)
Ator Gésio Amadeu faleceu no dia 5 de agosto, aos 73 anos, deixando como legado participações em novelas como O Beijo do Vampiro.
Ator Gésio Amadeu faleceu no dia 5 de agosto, aos 73 anos, deixando como legado participações em novelas como O Beijo do Vampiro. (Foto: Inácio Moraes/Gshow)
Ator e fisiculturista, David Prowse foi o homem que deu vida a Darth Vader, do Star Wars. Faleceu no dia 28 de novembro aos 85 anos.
Ator e fisiculturista, David Prowse foi o homem que deu vida a Darth Vader, do Star Wars. Faleceu no dia 28 de novembro aos 85 anos. (Foto: Divulgação)
O ator Eduardo Galvão participou do Programa Caça-Talentos ao lado de Angélica no fim dos anos 1990 foi outro a falecer em dezembro, no dia 7. Nascido em 19 de abril de 1962, tinha 58 anos.
O ator Eduardo Galvão participou do Programa Caça-Talentos ao lado de Angélica no fim dos anos 1990 foi outro a falecer em dezembro, no dia 7. Nascido em 19 de abril de 1962, tinha 58 anos. (Foto: Divulgação)
Mestre dos contos e um dos maiores nomes da literatura brasileira, Sérgio Sant'Anna faleceu no dia 10 de maio, aos 78 anos.
Mestre dos contos e um dos maiores nomes da literatura brasileira, Sérgio Sant'Anna faleceu no dia 10 de maio, aos 78 anos. (Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo)
Gênio é a palavra define Aldir Blanc. Compositor de músicas como Águas de Março, interpretada por Tom Jobim, e O Bêbado e o Equilibrista, música mais conhecida de Elis Regina. Nascido em 2 de dezembro de 1946, nos deixou no dia 4 de março, em 2020
Gênio é a palavra define Aldir Blanc. Compositor de músicas como Águas de Março, interpretada por Tom Jobim, e O Bêbado e o Equilibrista, música mais conhecida de Elis Regina. Nascido em 2 de dezembro de 1946, nos deixou no dia 4 de março, em 2020 (Foto: Irdeb/Divulgação)
Dono de uma voz que aquecia o frio dos pés e da alma, Paulinho era vocalista do Roupa Nova e lutava contra um câncer. Faleceu no dia 14 de dezembro por complicações do Covid-19. Nascido em 6 de setembro de 1952, tinha 68 anos.
Dono de uma voz que aquecia o frio dos pés e da alma, Paulinho era vocalista do Roupa Nova e lutava contra um câncer. Faleceu no dia 14 de dezembro por complicações do Covid-19. Nascido em 6 de setembro de 1952, tinha 68 anos. (Foto: Jamile Alves/Divulgação)
Funkeiro carioca radicado na Bahia, MC Dumel foi 35ª vítima no Estado, falecendo aos 28 anos, no dia 16 de abril.
Funkeiro carioca radicado na Bahia, MC Dumel foi 35ª vítima no Estado, falecendo aos 28 anos, no dia 16 de abril. (Foto: divulgaçao)
Luiz Carlos Ribeiro, o humorista Rodela, trabalhou em diversos programas de auditório - especialmente Leão Livre e o Programa do Ratinho. Faleceu com 66 anos, no último dia 2 de dezembro.
Luiz Carlos Ribeiro, o humorista Rodela, trabalhou em diversos programas de auditório - especialmente Leão Livre e o Programa do Ratinho. Faleceu com 66 anos, no último dia 2 de dezembro. (Foto: Gabriel Cardoso/SBT)
Cantora gospel, Fabiana Anastácio faleceu aos 45 anos no dia 23 de fevereiro, logo no início da pandemia.
Cantora gospel, Fabiana Anastácio faleceu aos 45 anos no dia 23 de fevereiro, logo no início da pandemia. (Foto: Divulgação)
Maestro e criador da Rede Cultural Luther King, Martinho Lutero morreu aos 66 anos, no dia 25 de março.
Maestro e criador da Rede Cultural Luther King, Martinho Lutero morreu aos 66 anos, no dia 25 de março. (Foto: Rogério Vieira/Divulgação)
O médico Elsimar Coutinho era uma das maiores referências em planejamento familiar do país. Nasceu em 18 de maio de 1930 e faleceu, em São Paulo, no dia 17 de agosto, aos 90 anos.
O médico Elsimar Coutinho era uma das maiores referências em planejamento familiar do país. Nasceu em 18 de maio de 1930 e faleceu, em São Paulo, no dia 17 de agosto, aos 90 anos. (Foto: Sora Maia/Arquivo CORREIO)
Atriz de Êta, Mundo Bom! e do programa Zorra Total, Christina Rodrigues faleceu no dia 17 de dezembro após aguardar tratamento numa UPA por dois dias. Tinha 57 anos.
Atriz de Êta, Mundo Bom! e do programa Zorra Total, Christina Rodrigues faleceu no dia 17 de dezembro após aguardar tratamento numa UPA por dois dias. Tinha 57 anos. (Foto: João Cotta/Globo)
Nascido no dia 16 de maio de 1978, Ubirany Félix tinha 80 anos e foi um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal. Faleceu no último dia 11 de dezembro.
Nascido no dia 16 de maio de 1978, Ubirany Félix tinha 80 anos e foi um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal. Faleceu no último dia 11 de dezembro. (Foto: Divulgação)

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas