Estudante cria aparelho que identifica 'Boa Noite Cinderela'

Isabela dos Reis mora tem 17 anos e está cursando o ensino médio

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2018 às 17:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: Facebook/Reprodução

A droga conhecida como 'Boa Noite Cinderela' apresenta um efeito depressor sobre o sistema nervoso, principalmente quando combinada com o álcool. Ela deixa a vítima vulnerável e costuma ser usada em crimes ligados à estupros e sequestros. 

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, tecnologia, bem-estar, pets, decoração e as melhores coisas de Salvador e da Bahia:

Porém, Isabela dos Reis parece ter a solução para esses crimes. A estudante de 17 anos, que ainda está cursando o ensino médio no Instituto Federal do Rio Grande do Sul , criou uma pulseira capaz de identificar a presença da droga em bebidas alcoólicas.

A pulseira tem duas partes: uma parte fica com um reagente e a outra fica vazia. Em alguma situação suspeita, basta pegar um pouco da bebida e colocar um pouco do líquido dentro do recipiente vazio. Se a bebida estiver  com Boa Noite Cinderela, ela muda de cor. “Estudando essas benzodiazepínicas, eu percebi que elas possuem cloro na sua formulação química”, revelou Isabela.

“A partir disso, eu comecei a estudar e encontrei um reagente adequado para fazer a detecção dessas drogas e apliquei isso em várias bebidas alcoólicas diferentes. Em todos os casos, eu notei que o reagente gera uma diferença de coloração visível a olho nu". Disse a adolescente ao  site TecMundo, durante a ISEF 2018, em Pittsburgh.

Isabela dos Reis apresentou sua invenção durante a maior feira de ciências do mundo, a ISEF 2018, organizada pela Intel em Pittsburgh, nos EUA. Ela acabou ficando em terceiro lugar geral da categoria de química na Ela foi premiada com uma bolsa de estudos e recebeu uma menção honrosa da Associação Norte-Americana de Estatística.  Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração e pets: