Eures Ribeiro é reeleito presidente da UPB, por aclamação

Atual presidente da entidade, Eures ficará no cargo no biênio 2019-2020

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2019 às 17:23

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, 45 anos, foi eleito por aclamação, na tarde desta terça-feira (8), para a nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da União dos Municípios da Bahia (UPB). A escolha, que ocorreu na sede da unidade, no CAB, teve chapa única, a "Juntos Somos Mais Fortes". Os 268 prefeitos que estiveram presentes confirmaram o nome de Eures para o cargo.

Atual presidente da entidade, Eures terá mais dois anos à frente da UPB. A chapa, que tem o prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim, como vice-presidente Institucional, e Antonio Silva Neto, prefeito de Araci, como vice-prefeito administrativo, comandará a entidade no biênio 2019-2020.

Dos 387 municípios filiados à UPB, apenas aqueles com obrigações contributivas estavam aptos a votar. Já eleito, Eures falou sobre a crise financeira enfrentada por diversos municípios baianos e quais são os seus planos para os próximos dois anos."Estamos numa crise financeira e econômica, e o grande problema dos municípios é o recurso. A concentração da maioria dos recursos está nos estados e na União, e menos nos municípios. Só que as maiores obrigações estão nos municípios. Lutamos no primeiro biênio e vamos lutar mais ainda", explicou. Eures afirmou ainda que conseguiu avançar, mas ainda há muita coisa a fazer: "São muitas lutas para conquistar em prol de aumentar a receita dos municípios, para permitir que os prefeitos possam agir mais em prol da saúde, da educação e da infraestrutura básica dos municípios", disse ele.

O reeleito falou ainda sobre o fim do ano passado, quando a própria UPB divulgou que mais de 70% dos municípios baianos teria que demitir servidores para tentar fechar as contas no azul,

"Nós continuamos com o mesmo índice. Foi aprovado um projeto de lei que só fez alguns ajustes em carga tributária, mas continua o índice de 54% (de gastos com pessoal). Os municípios têm que manter o índice de 54%. Só que, quando cai a receita, é difícil manter o índice. Por isso, geralmente no final do ano, alguns prefeitos fazem as demissões. A UPB sempre orienta os municípios a cumprir o índice de 54%, para que nossos gestores não sejam penalizados pelo Tribunal de Contas", relata.

A cerimônia de posse de Eures Ribeiro está prevista para logo depois da eleição e contará com a presença do governador Rui Costa, dos senadores da Bahia e diversas autoridades do estado. 

Em seu discurso, o gestor falou sobre suas principais vitórias conquistadas nos dois anos de gestão, como o repasse do transporte escolar, a nova resolução do Tribunal de Contas dos Municípios sobre o cálculo do índice de pessoal, a série de capacitações realizadas no interior do estado e o auxílio financeiro dado aos municípios pela União.

Conheça Eures Ribeiro Eures Ribeiro Pereira nasceu em 19 de novembro, de 1973, em Bom Jesus da Lapa. Parte de uma família de 11 filhos, ele conseguiu se formar técnico em contabilidade e começou sua carreira política como líder dos estudantes secundaristas de sua cidade.

Eures foi eleito vereador pela primeira vez em 2000. Em 2004, tornou-se presidente da Câmara no segundo mandato. Ele também atuou como assessor especial da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), entre os anos de 2009 e 2010, quando foi eleito deputado estadual pelo PV.

Nos anos de 2011 e 2012, Eures exerceu o mandato na Assembleia Legislativa, onde atuava como vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, além de ser titular das comissões de Saúde e Saneamento.

Em outubro de 2012, foi eleito prefeito de Bom Jesus da Lapa, com 58,5% dos votos válidos. Em 2016, se reelegeu com 78% dos votos válidos - maior percentual obtido por um candidato, em segundo mandato, em toda a Bahia.

Em janeiro de 2017, Eures Ribeiro foi eleito presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), onde ficará até 2020.

Nova diretoria Presidente - Eures Ribeiro – Bom Jesus da Lapa Vice-presidente institucional - Marcus Paulo Alcantara Bomfim - Juazeiro Vice-presidente administrativo - Antonio Carvalho da Silva Neto - Araci Primeiro secretário - Rogério dos Santos Costa – Santo Estevão Segundo secretário - José Roberto Neves - Caculé Primeiro tesoureiro - Marco Aurelio dos Santos Cardoso - Santana Segundo tesoureiro - José Henrique Tigre – Belo Campo