Evento para discutir o Brasil acontece em Barcelona neste mês

mundo
06.03.2018, 14:28:00

Evento para discutir o Brasil acontece em Barcelona neste mês

Presidenciável Ciro Gomes e coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, estão entre participantes

Acontece em Barcelona, nos dias 23 e 24 de março, o 1º Foro Brasil-España, que tem como objetivo a aproximação entre os dois países. Estudante e empresários vão discutir temas ligados à economia e à política brasileiras recentes, além de debater um "Brasil possível" no cenário após a eleição de outubro.

Entre os palestrantes estão Ciro Gomes, pré-candidato do PDT à presidência, o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Operação Lava-Jato, Gustavo Rocha de Menezes, cônsul-geral adjunto do Brasil em Barcelona, Jarime Lerner, arquiteto e urbanista brasileiro, José Eduardo Cardozo, ex-ministro da Justiça, Luciana Barreto, jornalista que apresenta o "Repórter Manhã Brasil", da TV Brasil, Adriana Barbosa, criadora da Feira Preta, maior feita de cultura negra da América Latina, entre outros. Veja a lista completa aqui.

Os preços de inscrição variam de 40 euros, mais taxas, para estudantes, a 60 euros, para quem comprar até 17 de março.

Veja a agenda completa:

DIA 1 – 23 de março – O Brasil impossível

10:00 – 11:00
Registro de participantes

ABERTURA

11:00 – 11:10
Abertura do primeiro dia: reitor da ESADE

11:10 – 12:00
Palestra: presidente honorário do Foro Brasil España 
Tema: o Brasil impossível

12:00 – 12:50
Almoço (por conta de cada participante)

12:50 – 14:00
Painel: os desafios do capital humano no Brasil 
Tema: como atrair e manter capital humano altamente qualificado no Brasil 
A crise político-econômica brasileira motivou a migração de pessoas de elevado nível educacional para países desenvolvidos, em busca de melhor qualidade de vida e condições de trabalho. Considerando que o capital humano é peça fundamental para o desenvolvimento de uma nação, o que fazer para atrair e manter profissionais de “classe mundial” no Brasil? 
A IMAGEM DO BRASIL INTERNAMENTE E NO EXTERIOR

14:10 – 15:20
Palestra: o Brasil na ótica do investidor estrangeiro 
Tema: desafios de se investir no Brasil 
A leitura, sob a perspectiva de uma importante empresa Espanhola, sobre os últimos anos de turbulência no Brasil e a visão sobre os obstáculos que devem ser enfrentados para a consolidação da recuperação econômica e política após as eleições.

15:40 – 16:50
Painel: a responsabilidade da mídia como influenciadora no debate político, social e cultural 
Tema: ferramentas de comunicação, notícias falsas, internet 
Com o advento da era digital, a facilidade de disseminação e acesso à informação ganhou proporções antes inimagináveis. Neste cenário, a mídia ampliou a sua relevância como influenciadora no debate político, social e cultural. Neste painel, debateremos a responsabilidade da mídia no debate político, social e cultural.

16:50 – 17:00
Encerramento do primeiro dia

DIA 2 - Construindo o Brasil Possível

10:00 – 11:00
Registro de participantes 
ABERTURA

11:00 – 11:40
Abertura do segundo dia 
Tema: o legado da lava jato 
Durante os últimos anos o Brasil vem passando por diversas transformações decorrentes da Operação Lava Jato. O que se espera do seu legado será discutido abertamente por um dos seus maiores expoentes. 
DEBATES SOBRE O FUTURO DO BRASIL NO ÂMBITO NACIONAL E URBANO

12:00 – 13:20
Mesa redonda: o que esperar da política no Brasil após as eleições? 
Tema: Política 
Desde as diretas já o pais não se vê tão envolvido e engajado em um processo eleitoral como o que ocorrerá em 2018. O Foro deseja contribuir positivamente com esse processo na forma de um debate positivo sobre os cenários para o processo da confiança política no País.

INTERVALO
13:20 – 14:10
Almoço (por conta de cada participante)

14:10 – 15:20
Mesa redonda: o desafio urbano no Brasil 
Tema: economia compartilhada, segurança pública e sustentabilidade urbana 
O Brasil passa atualmente por um caos urbano que afeta negativamente a qualidade de vida da população dos seus grandes centros. Possibilitaremos um debate altamente positivo sobre soluções viáveis que já estão sendo planejadas para incluir as grandes metrópoles no desenvolvimento sustentável em diversos aspectos, tais como mobilidade, segurança pública, infraestrutura e sustentabilidade urbana. 
FERRAMENTAS PARA A CONSTRUÇÃO DO BRASIL POSSÍVEL

15:40 – 16:50
Painel: os desafios para a estabilização da economia 
Tema: economia 
A economia brasileira vem enfrentando diversas turbulências nos últimos anos. Queremos promover um interessante debate, entre alguns expoentes dos negócios e pensadores econômicos, sobre os possíveis caminhos para a estabilização da economia nacional.

16:50 – 17:10
Pausa para um cafezinho

17:10 – 18:20
Painel: as mulheres como protagonistas da retomada Brasileira 
Tema: diversidade e mulheres na liderança 
O papel das mulheres na política, nos negócios e na sociedade como um todo cresce a cada dia. Neste painel, mulheres brilhantes, de diferentes gerações, debaterão temas relacionados à diversidade e protagonismo feminino no processo de retomada do crescimento da economia brasileira.

18:40 – 19:50
Painel: como empreender em um Brasil em crise? 
Tema: empreendedorismo 
Muitos consideram o empreendedorismo como peça fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade. Entretanto, situações de crise criam diversos entraves e oportunidades à geração de negócios. Com uma agenda altamente positiva, convidamos um grupo seleto de empreendedores brasileiros para nos inspirar e discutir este tema de grande relevância.

19:50 – 20:10
Considerações Finais 
Tema: relações Brasil-Espanha

20:10 – 20:20
Encerramento: uma breve mensagem da organização

20:20 – 22:00
Coquetel de Encerramento

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas