Evento vai discutir segurança cibernética, golpes na internet vírus e bitcoins em Salvador

Evento acontece na próxima quarta-feira (27) no auditório do Instituto de Matemática da UFBA

Publicado em 19 de setembro de 2017 às 08:56

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O sistema por trás de moedas digitais como bitcoins (blockchain), segurança cibernética a relação entre direitos humanos e tecnologia e cibersegurança são alguns dos temas a serem abordados pelo VII Encontro de Segurança em Informática do Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança - Bahia/Brasil (CERT.Bahia).   O evento acontece na próxima quarta-feira (27) no auditório do Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia (UFBA) das 8h às 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no endereço https://ensi.pop-ba.rnp.br, onde  também está disponível a programação completa. O evento também será transmitido ao vivo pelo site. 

O EnSI é voltado não só para a comunidade acadêmica, mas para qualquer um interessado no tema segurança da informação. Fraudes em e-commerce, clonagem de dados, invasões de contas de email e vírus em computadores são alguns dos problemas que todos enfrentam no dia a dia.

“Vivemos na era da informação digital e a Internet derrubou as fronteiras e diminuiu as distâncias. Porém, todas as facilidades que essas tecnologias proporcionam também são utilizadas para cometer crimes. E é aí que entra a segurança da informação, que visa proteger os diversos aspectos relacionados relacionados à informação”, destaca sobre o tema abordado no evento Paula Tavares, uma das organizadoras do EnSI e pesquisadora do Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa na Bahia. (Pop-RNP).   Softwares seguros Entre os palestrantes do VII EnSI estão Italo Valcy, coordenador de Segurança da Informação e Comunicações da Superintêndencia de Tecnologia da Informação da UFBA, que vai falar sobre estratégias de desenvolvimento de softwares seguro; Rodrigo Nejm, diretor da ONG Safernet Brasil, que vai falar sobre direitos humanos e internet; e Edilson Lima, coordenador de segurança do Centro de Incidentes de Segurança da Rede Nacional de Pesquisa.

O evento é realizado pelo Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança - Bahia/Brasil (CERT.Bahia), entidade responsável pelo tratamento e resposta aos incidentes de segurança relacionados com a comunidade baiana conectada à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A RNP é uma espécie de internet de uso exclusivo da comunidade acadêmica e instituições de pesquisa de todo o Brasil e de órgãos federais. O EnSI tem co-promoção da SaferNet Brasil e conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFBA e patrocínio do Comitê Gestor de Internet no Brasil. 

Serviço  O que: VII Encontro de Segurança em Informática Quando: 27 de setembro, das 8h às 18h Onde: Auditório do Instituto de Matemática da UFBA, Av. Ademar de Barros, s/n - Ondina Inscrições: Gratuitas e através do site https://ensi.pop-ba.rnp.br