Ex-prefeito de cidade baiana é acusado de estuprar duas mulheres

Vítimas são irmãs e têm deficiência mental; pais consentiam, diz polícia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de fevereiro de 2021 às 14:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução/Facebook

O produtor rural Jaime Ferreira Franco, 84, ex-prefeito do município de Serrolândia (BA), está sendo investigado pelo Ministério Público e pela polícia sob a suspeita de ter praticado estupro de vulnerável contra duas irmãs, de 21 e 23 anos, ambas com deficiência mental. 

De acordo com a Polícia Civil em contato ao CORREIO, os abusos vinham ocorrendo há anos, na casa das vítimas, com o consentimento dos pais em troca de favorecimentos financeiros. Tanto o pai quanto a mãe das irmãs também devem ser indiciados pelo crime de estupro de vulnerável.

A versão da polícia é diferente da versão da mãe das vítimas, que chegou a gravar um vídeo no último fim de semana, que mostra Jaime deitado, nu, em cima da vítima — que permanece inerte assistindo a um desenho animado.

Na gravação, a mãe e uma amiga discutem com o ex-prefeito, afirmando que irão entregá-lo à polícia após Franco mandá-las saírem do quarto onde acontece o ato. "Vou levar fita para a polícia e você vai ser preso", afirma a mãe.

As vítimas foram encaminhadas para fazer exames periciais no município de Jacobina. Até o momento, nem o acusado nem sua defesa se pronunciaram publicamente sobre as acusações. Em contato ao CORREIO, o MP-BA afirmou que instaurou procedimento de notícia de fato para apurar o caso e acompanhar o inquérito policial aberto para investigar a denúncia. 

Outras vítimas O caso foi acompanhado pelo movimento Vítimas Unidas, que atua em diversos casos de estupro — inclusive os famosos envolvendo João de Deus e Roger Abdelmassih. Foi o grupo que entrou com a representação criminal contra o ex-prefeito de Serrolândia.

Presidente do coletivo, a ativista Maria Carmo dos Santos afirmou ao UOL que tanto seu grupo quanto outros movimentos feministas começaram a receber mais denúncias de outras mulheres e até mesmo adolescentes que teriam sido abusadas por Jaime Ferreira Franco. 

*Com orientação da subeditora Carol Neves