Ex-presidente Lula e Papa Francisco têm encontro no Vaticano

mundo
13.02.2020, 14:22:00
(Ricardo Stuckert/Divulgação)

Ex-presidente Lula e Papa Francisco têm encontro no Vaticano

Presidente da Argentina intermediou o contato entre os dois

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o Papa Francisco no Vaticano nesta quinta-feira (13). A viagem, intermediada com ajuda do presidente da Argentina, Alberto Fernández, estava prevista desde a semana passada.

"Encontro com o Papa Francisco para conversar sobre um mundo mais justo e fraterno", escreveu Lula nas redes sociais.

A reunião acontece um dia depois de o papa publicar o texto final do Sínodo da Amazônia, com o título “Querida Amazônia”. O documento diz que a Amazônia enfrenta um “desastre ecológico” e faz um apelo para que se ouça tanto o “clamor da terra como dos pobres”.

“Os interesses colonizadores que, legal e ilegalmente, fizeram – e fazem – aumentar o corte de madeira e a indústria minerária e que foram expulsando e encurralando os povos indígenas, ribeirinhos e afrodescendentes, provocam um clamor que brada ao céu”, afirma o papa no texto.

Fernández se encontrou com o papa no final de janeiro. Desde que saiu da prisão, em novembro do ano passado, Lula comentava com amigos e conhecidos o desejo de um encontro com Francisco. Em março de 2019, quando ainda estava preso, o ex-presidente escreveu uma carta ao pontífice, que respondeu dois meses depois.

“Lula quer agradecê-lo pela carta que ele enviou de maneira muito carinhosa”, explicou à Veja o ex-ministro Gilberto Carvalho, que hoje funciona como a maior ponte entre o PT e lideranças religiosas. Ele contou que o ex-presidente iria conversar sobre meio ambiente, fome e desigualdade social com Francisco.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas