Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Ex-Rei Momo de Salvador e Lauro, morre produtor cultural Duzinho Nery

Ele havia sido diagnosticado com um linfoma

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de dezembro de 2021 às 15:06

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Divulgação/Reprodução

O diretor de teatro, produtor cultural e Rei Momo do Carnaval de 2016, Nivaldo Santos Nery Filho, 43 anos, mais conhecido como Duzinho, morreu nesta quarta-feira (29). Ele lutava contra um linfoma e estava internado. 

O Departamento LGBT de Lauro de Freitas divulgou nota lamentando a morte do ativista cultural. "Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares e amigos, expressando os nossos sinceros sentimentos", diz a nota.

Nesse mês, Duzinho havia lançado o livro "O Diário do Rei – Confissões de uma Majestade do Carnaval de Salvador", no Cine Teatro de Lauro de Freitas. Na obra, ele relembrava a conquista do título de Rei de Momo e contava fatos inusitados sobre a época. Em 2018, ele foi Rei Momo também em Lauro de Freitas.

Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), relembrou que conheceu Duzinho há muitos anos. "Conheci esse rapaz ainda adolescente, sangue no olho, apaixonado por cultura, agitador e criador nato. Sua energia, agitação e alegria sempre foram contagiantes, inventando Festivais de Teatro, Paixão de Cristo, espetáculos variados. Morreu de repente, susto total, na esteira do lançamento de seu tão sonhado livro. O céu está em festa, o Rei Momo Duzinho vai fazer um Carnaval por lá", escreveu.

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) divulgou nota de pesar. Duzinho era bacharel em Artes pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (Ihac) e estudava produção cultural na Faculdade de Comunicação (Facom). "Entristecida, a Ufba se solidariza aos familiares, amigos, colegas e admiradores de Duzinho".

Nas redes sociais, o irmão de Duzinho, Alan, que também já foi Rei Momo, lamentou a perda. Ele usou a Oração do Ator para se despedir do irmão. "Enfim, para quando eu não mais existir, a minha atuação aqui na Terra não tenha sido em vão, e que, quando cair o pano, no ato final, todos aqueles que convivem comigo, possam aplaudir-me gritando: Bravo, Bravo!".

O sepultamento de Duzinho será nesta quinta-feira (30), a partir das 10h, no Cemitério Bosque da Paz.