Exército convida artistas em ato de benefício ao Martagão Gesteira

Saulo, Ana Mametto e Banda de Boca foram atrações de festa no TCA que comemorou a Semana do Soldado. Valor arrecadado vai para hospital pediátrico que fica no Tororó

  • Foto do(a) author(a) Roberto  Midlej
  • Roberto Midlej

Publicado em 23 de agosto de 2017 às 05:52

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Betto Jr

O Exército e os artistas da Bahia se uniram na noite de ontem, no Teatro Castro Alves, para um espetáculo em benefício do Hospital Martagão Gesteira. O espetáculo, uma iniciativa da 6ª Região Militar, tinha o objetivo de arrecadar fundos para o Hospital Martagão Gesteira, insituição filantrópica fundada em 1946 e que, por ano, presta mais de 500 mil atendimentos a crianças baianas, com destaque em tratamentos de alta complexidade, como neurocirurgia, cardiologia e oncologia. 

Todo o valor arrecadado com a venda de ingressos (que custou R$ 20/R$ 10) foi destinado ao Martagão. A noite teve atrações como Saulo, Ana Mametto, Banda de Boca e a Orquestra Castro Alves, que faz parte do Neojiba. Os músicos se apresentaram acompanhados pelas bandas da 6ª Região Militar e do Colégio Militar de Salvador. O espetáculo abriu a Semana do Soldado 2017, realizada pelo Exército Brasileiro. Ana Mametto homenageou as mulheres militares presentes no TCA (Foto: Betto Jr.) “Esta iniciativa reafirma a tradição do Exército Brasileiro, que está sempre ao lado da comunidade. E para a realização deste evento, foi muito importante o apoio que recebemos de muita gente, inclusive dos artistas”, disse Joarez Alves Pereira Junior, comandante da 6ª Região Militar, um dos organizadores da Semana do Exército.

A cantora Flávia Wenceslau, que cantou Maria, Maria (Milton Nascimento e Fernando Brant), homenageou os soldados e lembrou o próprio pai: “Ele serviu o Exército e minha presença aqui é uma forma de homeageá-lo. O Exército presta serviços muito importantes e quero registrar minha reverência ao Exército do meu país”.

Já Ana Mametto, que cantou Milagre do Povo (Caetano Veloso), celebrou as mulheres militares presentes: “Queria pedir que todas as mulheres maravilhosas do Exército fiquem de pé e que sejam aplaudidas com toda a admiração. Me orgulho de ser mulher e de ter mulheres como vocês representado a mim e ao meu país”.

Saulo cantou O Bem do Mar (Dorival Caymmi) e Raiz de Todo Bem, composição própria. “Soldado da música, soldado do Martagão Gesteira, soldado do Exército”, disse o cantor, ao fim de sua apresentação, antes de juntar-se às outras atrações da noite para encerrar o espetáculo cantando O Que é o Que é (Gonzaguinha).

“É uma iniciativa ótima, que contribui para a saúde infantil e que ativa a memória histórica, ao celebrar a Semana do Soldado”, disse Nadja Nunes, bibliotecária, que acompanhou o espetáculo.

A campanha Abrace Forte o Martagão com a Mão Amiga vai acontecer também durante a semana, com a arrecadação de alimentos e materiais para o hospital. Podem ser doados alimentos não- perecíveis, fraldas, copos, luvas cirúrgicas, mamadeiras, lençóis, fronhas, detergente, papel toalha, papel higiênico e materiais de escritório. No sábado, os materiais vão ser recolhidos na Escola Militar, na Pituba, onde acontecerá a Solenidade Militar, às 9h30.

Tudo que for arrecadado vai ser entregue ao hospital no domingo (27), no Parque da Cidade. Lá também vão acontecer atividades de lazer, a partir das 8h, além de um show que reunirá Estakazero, Cicinho e Julie de Assis, Roberto Lucas e Araketu, a partir das 11h. As doações ainda podem ser realizadas neste dia.