Exibição do último capítulo de Segundo Sol transforma Santo Antônio em festa

O cantor Negro Leo fez um show cheio de músicas da novela, incluindo Axé Pelô e Sal na Pele, nesta sexta-feira (9)

  • Foto do(a) author(a) Naiana Ribeiro
  • Naiana Ribeiro

Publicado em 9 de novembro de 2018 às 22:46

- Atualizado há um ano

. Crédito: Betto Jr./CORREIO
Clique para ampliar por Fotos de Betto Jr./CORREIO

Se, a seis meses atrás, quem chegava a Salvador ia logo ao Pelourinho, no Centro Histórico da cidade, agora o bairro do Santo Antônio Além do Carmo - reduto de artistas plásticos, escritores e músicos locais - também está no topo da lista do turista. Foi lá que morou a família de Beto Falcão, protagonista da novela Segundo Sol, e onde se passaram boa parte das cenas da trama das 21h da Globo. E foi lá que, nesta sexta-feira (9), centenas de pessoas se concentraram para assistir ao capítulo final do folhetim. (Foto: Betto Jr./CORREIO) O clima era de festa. Quem comandou a folia foi o cantor Negro Leo, que fez um show com clima de nostalgia, cheio de músicas da trilha sonora da novela, incluindo Axé Pelô e Sal na Pele.

“Esse posso considerar um dos melhores dias da minha vida. Tocar na minha comunidade, onde cresci e me criei, em um momento em que a nossa cidade tem projeção nacional, não tem preço”, comentou o cantor. (Foto: Betto Jr./CORREIO) O show contou ainda com participação da vocalista da Band'Aiyê, Iracema Kiliane. Não faltaram as canções O Mais Belo Dos Belos, Orgulho de Nós Dois e, é claro, Segundo Sol. Cantor Negro Leo convidou Iracema Kiliane, da Band'Aiyê, em show (Foto: Betto Jr./CORREIO) A música – uma das características marcantes do baiano - guiou o encontro, pelo menos até a exibição do capítulo começar. “Eu amei a novela, os atores e, principalmente, as músicas. Pegou: Sal na pele, pele, pele, pele, pele, pele, pele. Sal do mar, do mar, do mar, do mar, do mar, do mar, do mar”, cantarolou a dona de casa Cremilda Borges, 49 anos.

[[galeria]]

Para a auxiliar de contabilidade Luzia Oliveira Silva, 58, a novela mergulhou na cultura baiana, trazendo não só a música como a capoeira, além de locais que não tradicionalmente divulgados, como o próprio Santo Antônio. “Mostrou um pouco da verdadeira Bahia para o Brasil. As paisagens são lindas, a nossa culinária é peculiar e o país todo viu um pouco disso. Só de lembrar eu já arrepio. Fora o nosso sotaque – muito bem feito por Letícia Colin (Rosa) e Ícaro (Chay Suede) –  a sinceridade e a alegria”, elogiou a moradora da Avenida Sete de Setembro. Luzia comentou ainda que Segundo Sol movimentou a economia local: “Todo lugar que a gente ia, alguém comentava da novela”.

Xará da protagonista da trama ambientada na Bahia, Luzia torceu pelo final feliz de Luzia Batista e Beto Falcão. “Torci muito por eles. Teve muito enredo a cada dia e não perdia um capítulo. Tô cheia de orgulho de ver a nossa Bahia assim”, disse, emocionada.

A professora paulista Lilian Soares, 34, por sua vez, acompanhava a novela muito antes de se mudar para a capital baiana, há dois meses atrás. Aproveitou a exibição último capítulo da trama, que transformou o Santo Antônio em uma verdadeira festa, para conhecer o local. “Vim curtir um pouco e conhecer. De quebra, ainda vou ver minha novela”, contou. Sua personagem favorita era a Luzia: “Ela representa um pouco da mulher brasileira que tem que lidar com família e que precisa superar tantas dificuldades diariamente. Como todas nós, ela mereceu esse final feliz”, comentou. Professora paulista Lilian Soares, 34, com a mãe: conheceu Salvador pela novela, antes de morar aqui (Foto: Betto Jr./CORREIO) A ideia da comemoração, explica o gerente de programação da Rede Bahia, Hugo Brito, é retribuir a comunidade do bairro o carinho. “A gente iniciou a novela com uma grande festa, no TCA, e não podia terminar de forma diferente. A gente, que muitas vezes é mostrado de forma caricata, finalmente se sentiu representando nessa novela. Houve uma preocupação da equipe e do elenco de não reproduzir estereótipos”, destacou.

Desfechos

Diferente de Beto e Luzia, Karola (Deborah Secco) teve um fim trágico em Segundo Sol. Ela foi morta pela mãe, Laureta (Adriana Esteves), ao salvar o filho de criação Valentim de um tiro disparado pela cafetina. Para pagar pelos crimes cometidos durante a vida, Laureta finalmente foi presa. Enquanto isso, Remy (Vladimir Brichta) tomará o lugar da irmã como dono do bordel. Mesmo indo para a prisão, a cafetina acabou se dando bem. Na cadeira, ela fez amizade com presas e carcereiras e acabou virando a “rainha” do local.A vilã acabou sendo bajulada com comida boa, bebendo whisky caro e ainda com direito a celular e “assessora” particular.

Mais do que isso, Laureta conseguiu sair da prisão e, toda diva, disse que as acusações contra ela se tratavam de fake news (notícias falsas). Laureta deixou a prisão e falou com repórteres, negando que seja uma criminosa e afirmando que investiria na carreira política. “Estou indo para Brasília, vou me candidatar a deputada. Eu vou ser uma mãe para esse povo tão sofrido”, disse. O slogan da cafetina foi icônico. “Laureta no poder, garantia de prazer”.

O pai de Rosa (Letícia Colin) e Maura (Nanda Costa), também não teve um final feliz. O ex-garçom Agenor (Roberto Bonfim) perdeu a visão e passou a morar em uma casa de repouso. Em uma cena, Nice (Kelzy Ecard) disse para Vicente (Jayme Periard) que assinou o divórcio. 

Enquanto isso, Rosa ficou com Valentim e engravidou dele e Ícaro apareceu com uma nova namorada: Marina (Juliana Nalu). Pai do primeiro filho de Rosa, Miguel, Ícaro foi convidado para ser padrinho do segundo filho de Rosa. Após tentar viver como um trisal com Ionan (Armando Babaioff) e a relação não dar certo, Maura ficou com Selma (Carol Fazu).