Expo exibe vencedores do Prêmio Pierre Verger

césar romero
21.10.2019, 05:00:00

Expo exibe vencedores do Prêmio Pierre Verger


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


No Palacete das Artes, o resultado do edital da sétima edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger visando incentivar a prática, a inovação e os avanços na linguagem fotográfica premiando os melhores trabalhos em três categorias: trabalho de inovação e experimentação; fotografia documental; e trabalho com temática ligada à ancestralidade e representação. A curadoria é de Thais Darzé.

Fotografias de Ana Mendes (Maranhão), Daniel Moreira Soares (Minas Gerais) e Eriel Araújo Santos (Bahia), foram vencedores das três categorias do Prêmio. Cada um dos vencedores recebeu o valor de R$ 30.000 reais e terá a produção de um catálogo com tiragem de 1000 exemplares.

Ana Mendes venceu na categoria Fotografia Documental com a obra Pseudo Indígenas. O profissionalismo e sensibilidade de Ana Mendes são conhecidos das causas sociais de sua terra. Ela já registrou a situação dos Gamella e publicou recentemente matéria sobre as quebradeiras de coco babaçu na Baixada Maranhense. É reconhecida por sua fotografia documental, onde fixa os elementos que merecem destaque, de forma direta, nunca óbvia, num requintado tratamento das imagens.

Eriel Araujo, baiano, venceu na categoria Trabalho de Inovação e experimentação com a obra Imagem – Concreto que foi executada num panorama de 360º, realizado do alto de Edifício Itália, em São Paulo. Mereceu uma montagem em círculo da curadora do evento Thais Darzé. As fotos passaram por diversos processos químicos e foram revelados sob a luz solar, através de modificações de uma técnica fotográfica antiga, sensibilizando placas de concreto, o artista construiu imagem com cimento, óxidos de ferro, cobalto, níquel, manganês e pólvora.

Daniel Soares venceu a categoria Ancestralidade e Reprodução com a obra Vale das Ocupações, que mostra o modelo alternativo de “cidade” e retrata as condições precárias de moradia das pessoas de vida simples e baixas condições financeiras.

No dia 23 de outubro, às 15h, haverá uma visita guiada com os artistas participantes da exposição e os membros de Júri. A comissão de seleção do prêmio foi presidida por Célia Aguiar e composta por Alexandre Sequeira, Nair Benedicto, Cristina Damasceno e Paulo Coqueiro. No total, a premiação recebeu quase 500 inscrições de todo o país e foi analisada 292 propostas habilitadas.

Além de três premiados, doze outros fotógrafos foram selecionados para menção honrosa e participam da exposição e do catálogo do prêmio, com quatro fotografias para cada uma das três categorias sugeridas pelo certame.

Vale uma visita cuidadosa.

Ana Mendes venceu na categoria Fotografia Documental com a obra Pseudo Indígenas
Ana Mendes venceu na categoria Fotografia Documental com a obra Pseudo Indígenas (foto/Ana Mendes/divulgação)
O baiano Eriel Araujo venceu na categoria Trabalho de Inovação e experimentação com a obra Imagem–Concreto
O baiano Eriel Araujo venceu na categoria Trabalho de Inovação e experimentação com a obra Imagem–Concreto (foto/Eriel Araújo/divulgação)
Daniel Soares venceu a categoria Ancestralidade e Reprodução com a obra Vale das Ocupações
Daniel Soares venceu a categoria Ancestralidade e Reprodução com a obra Vale das Ocupações (foto/Daniel Soares/divulgação)

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/editorial-fotografado-a-distancia-une-tres-paises-na-quarentena/
O ensaio foi realizado pela plataforma Zoom, usando celular
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-de-marrom-a-bahia-tambem-ensina-ao-mundo-como-cantar-e-dancar-forro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/copo-de-leite-faz-haddad-acusar-bolsonaro-de-brindar-supremacistas-brancos-entenda/
Leite tem sido usado como símbolo por neonazistas nos EUA; petista enxergou provocação após repercussão de mortes de homens negros. Presidente nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nizan-guanes-vai-entrevistar-roberto-medina-abilio-diniz-e-washington-olivetto/
As entrevistas são parte do Sunday Night Live que o publicitário tem realizado em sua conta do Instagram
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luiz-caldas-substitui-sanfona-por-guitarra-em-disco-de-forro/
Álbum é o centésimo em projeto do músico que prevê um lançamento temático por mês
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/youtuber-compra-mansao-de-r-65-milhoes-apenas-para-gravar-videos/
Camila Loures disse que seguirá morando em sua antiga residência
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-faz-live-nesta-sexta-feira-29-com-transmissao-no-multishow/
Apresentação da cantora será em casa e terá clássicos como O Canto da Cidade, além de canções novas
Ler Mais