Exposição celebra 140 anos da Escola de Belas Artes

Por César Romero

  • Foto do(a) author(a) Cesar Romero
  • Cesar Romero

Publicado em 9 de julho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

No Palacete das Artes – Rua da Graça nº 289 – a exposição EBA 140 anos – Fluxos Visuais desde 1877, a mostra reúne 140 obras, produção prático – teórico dos seus mestres nos séculos XIX, XX e XXI. A coordenação geral é da diretora da Escola de Belas Artes Nanci Santos Novais e a curadoria / expografia de Eriel Araujo, Luiz Freire, Ricardo Bezerra e Viga Gordilho. A escolha do Palacete das Artes foi um acerto. Uma edificação majestosa que foi propriedade do Comendador Bernardo Martins Catharino, construído entre 1911 e 1912.

A Escola de Belas Artes nestes 140 anos tem prestado grandes serviços à comunidade formando profissionais das artes, professores, pesquisadores.

A exposição promove uma visibilidade das atividades sem interrupção da Escola de Belas Artes que no seu início oferecia os cursos de Artes Plásticas e Licenciatura em Desenho. Surgiram os cursos de Design e Decoração.

Em 1992 vieram os cursos de pós – graduação com mestrado e mais recentemente doutorado. Reformas Curriculares aconteceram aprimorando o saber. O pensamento da EBA mudou muito está atualizado, muitas pesquisas em artes plásticas, Historia da Arte e exposições de artistas na Galeria Cañizares que faz parte da escola. Com o surgimento da arte contemporânea, tendência que se construiu a partir do pós-modernismo, apresentando expressões e técnicas artísticas inovadoras, que incentivam a reflexão subjetiva sobre a obra, foi absorvida pela EBA, sem vacilações. O material exposto apresenta-se diversificado, pintura a óleo, pintura acrílica, desenho, gravura, fotografia, escultura, cerâmica, prata, joias, colagens, carvão, grafite, vídeos, trabalhos urbanos e performance. No campo teórico uma sala com publicação, teses, dissertações, artigos e reflexões.

Todo esse material, produzido pelos professores esta reunido neste vasto painel de trabalhos. E pode-se ver com clareza a época em que foram feitas e a qualidades de cada um.

Muitos professores da Escola de Belas Artes se tornaram artistas famosos, outros ingressaram na Associação Brasileira de Críticos de Arte como Carlos Eduardo Rocha, Ivo Vellame já falecidos, e outros ainda hoje atuantes como Juarez Paraiso e Maria Helena Flexor. A produção destes críticos é de vital importância para a história de nossa arte. Além da exposição haverá palestras e mesas redondas e as comemorações pelos 140 anos da EBA vão até dezembro deste ano.

Vale ressaltar o trabalho intenso da coordenação geral e da comissão curadora e expográfica. Afinal são 140 anos de trabalho, que tiveram que ser acolhidos, identificados, montados e expostos.