Exposição que celebra 80 anos de Tom Zé vai até este domingo (6)

sua diversão
05.08.2017, 06:30:00
Tom Zé Ezposição 80 anos (Foto: André Conti/Divulgação)

Exposição que celebra 80 anos de Tom Zé vai até este domingo (6)

Mostra gratuita Tom Zé 80 Anos acontece na Caixa Cultural, das 9h às 18h

A exposição Tom Zé 80 anos, em homenagem às oito décadas de vida de um dos maiores cantores e compositores brasileiros, fica em cartaz na Caixa Cultural Salvador até este domingo (6).  Vista por mais de 6 mil pessoas, a mostra gratuita e traz obras gráficas, digitais e interativas que rememoram a trajetória do artista baiano, natural da cidade de Irará, que é ícone da Música Popular Brasileira (MPB). A mostra está aberta neste sábado (5) e domingo (6), das 9h às 18h. 

Em instalações assinadas pelo curador e produtor de mídia interativa André Vallias, músicas, fotos, textos e depoimentos misturam-se a uma linha do tempo detalhada que perpassa os anos de vida de Tom Zé. Fotos de acervo, textos com inclusões em braile e vídeos extraídos de diversos documentários relevam a sua originalidade desde a origem no interior da Bahia até o reconhecimento internacional. Confira abaixo um vídeo de quando o cantor visitou o local, em julho. 

Idealizada pela cantora, produtora cultural e amiga Bete Calligaris. “Essa exposição tem muito conteúdo para as pessoas conhecerem esse fenômeno que é o Tom Zé”, resume o curador da exposição, o designer, produtor de mídia interativa e poeta paulista André Vallias, 53, também responsável pela mostra Gil 70.  

“O nome dele é conhecido, mas a obra não. Quanto mais informação, melhor para entender o método de Tom Zé de fazer as coisas, o gestual, a performance. Isso requer tempo. A exposição é uma forma de mergulhar de maneira mais intensa nessa cultura oral nordestina”, acredita Vallias.

Um espaço faz referência ao pioneirismo digital de Tom Zé. Em ‘Estudando o Sampler’, instalação de música interativa, visual e imersiva, a sala de galeria transforma-se em uma máquina de sampler, controlada pelos movimentos do corpo dos visitantes através de um sensor.

Vida e obra de Tom Zé são traduzidas em instalações multimídia, textos, fotos e vídeos na exposição Tom Zé 80 Anos
Vida e obra de Tom Zé são traduzidas em instalações multimídia, textos, fotos e vídeos na exposição Tom Zé 80 Anos (Foto: André Conti/Divulgação)
(Foto: Marina Silva/CORREIO)
(Foto: Marina Silva/CORREIO)
(Foto: Marina Silva/CORREIO)
(Foto: Arisson Marinho/CORREIO)
(Foto: Arisson Marinho/CORREIO)
(Foto: Arisson Marinho/CORREIO)
(Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

Ao conversar sobre a exposição com o CORREIO - antes mesmo da mostra começar - Tom Zé evitou falar sobre a importância de sua própria obra. “No sertão, dizem que elogio de boca própria é vitupério. Quem fala muito, não faz. É preciso ficar calado para o coração continuar trabalhando”, justifica o artista nascido em Irará e considerado um dos gênios da MPB. “Não sou gênio, sou um trabalhador maníaco”, disse com simplicidade. “Isso é uma coisa que me dá força”, agradeceu Tom Zé, que chegou a ser tachado de “futuro delinquente”, quando ainda era um menino tímido em Irará.

Serviço
Exposição Tom Zé 80 anos
Período: até 6 de agosto de 2017 (domingo)
Horário: das 9h às 18h, sábado (5) e domingo (6) 
Local: Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador)
Entrada franca
Informações: (71) 3421-4200


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/aviao-sobrevoa-cidade-catarinense-com-faixa-pedindo-a-prisao-de-lula-assista/
Em Balneário Camboriú, Bolsonaro teve 82% dos votos válidos no 2º turno da eleição
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lula-diz-que-e-um-homem-melhor-do-que-quando-entrou-na-cadeia/
Segundo a organização, 200 mil pessoas compareceram a ato em Recife
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-a-turma-de-criancas-em-salvador-que-aprendeu-a-nao-sentir-mais-medo/
Projeto em escola discute medo, coragem e grandes dramas da vida para crianças de até 12 anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-elenco-novo-the-crown-volta-para-mais-uma-boa-temporada/
Rainha Elisabeth, até então vivida por Claire Foy, agora é interpretada por Olivia Colman
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/manchas-de-oleo-voltam-a-aparecer-em-morro-de-sao-paulo/
Marinha retirou a substância no final da manhã
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pedi-que-nao-atirassem-diz-pai-de-garoto-autista-morto-em-perseguicao-da-prf-em-piraja/
Garoto era autista e estava a caminho da escola; família acusa Polícia Rodoviária Federal
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vitimas-de-acidente-de-aviao-na-bahia-tem-traumas-e-queimaduras-crianca-esta-entre-feridos/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tenho-visto-coisas-incriveis-diz-rincon-sapiencia-sobre-artistas-baianos/
Prestes a lançar disco, rapper paulista comemora parcerias com Attooxxa e Duquesa
Ler Mais