Faça você mesmo: reforme janelas antigas e dê novos usos para este material

Designer ensina como transformar peças antigas em novas para uma decoração completamente repaginada

  • Foto do(a) author(a) Daniel Silveira
  • Daniel Silveira

Publicado em 1 de outubro de 2018 às 20:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Renato Santana/Divulgação

Elas facilitam a ventilação, a entrada de luz e fazem conexão para o exterior das casas. De modelos e tamanhos variados, as janelas podem assumir outras funções dentro da decoração. Em seu atelier, a designer Valentina Rocha repagina peças que encontra em entulhos e dá nova cara e utilidade a elas. “No meu apartamento, fiz uma sapateira. Na loja, tenho prateleiras”, conta a artista.  Prateleiras na loja Naftalina Retrô são feitas com janelas reaproveitadas e cintos de tecido (Foto: Renato Santana/CORREIO) Quem também acredita no potencial dessas peças é o arquiteto Diego Serra, da Quati Arquitetura (@quati.arq no Instagram). “Esses elementos são muito utilizados por aqueles que apostam em uma decoração rústica”, comenta. O mais importante é abusar da criatividade. “A sacada é, a partir do momento em que você tem uma dessas, pensar em qual uso pode dar. Aí, elas se transformam. Podem virar mesa de centro, porta de armários...”, diz Diego. 

Reutilizar também é uma forma de pensar em sustentabilidade na decoração e valorizar peças que seriam descartadas, mesmo estando em boa qualidade. Funciona para janelas, mas também para outros elementos, como portas, guarda-roupas e grades. De uma janela sem uso, Valentina Rocha fez uma jardineira (Foto: Renato Santana/CORREIO) Como faz? Antes de qualquer uso, é necessária a limpeza da peça. “Muitas são encontradas no lixo. Tem que lavar com sabão e esponja”, explica Valentina. Não precisa ter medo de molhar. “Elas são feitas em madeira mais nobre, como pau-d'arco, angelim e massaranduba, que são resistentes à água”.

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, tecnologia, bem-estar, pets, decoração e as melhores coisas de Salvador e da Bahia:

Depois, é bom lixar para tirar resquícios de tinta. “Elas costumam ter várias demãos de pinturas, então é melhor remover as camadas”, lembra Diego. A decisão do acabamento fica por conta do uso final. “Se quiser aspecto natural, depois de lixar, use um impermeabilizante e selador”, fala. “É importante fazer manutenção continuamente com cera”, completa Valentina.

Confira, abaixo, um passo a passo de uma jardineira com dicas da designer, que, além de atelier, tem uma loja, a Naftalina Retrô, no shopping Victória Center, na Barra.

Faça você mesmo (Foto: Renato Santana/CORREIO) Primeiros passos Para fazer uma jardineira com uma janela antiga, você vai precisar de: lixas número 80 e 220, cera, tinta, ganchos de metal  e caixotes. Foto: Renato Santana/CORREIO Começando Depois de lavar a janela, use uma lixa com numeração menor (mais grossa) para tirar restos de tinta e deixar a superfície uniforme. Caso ela possua imperfeições e danos, é possível corrigir usando uma massa para madeira, comprada em lojas de materiais de construção. Pintando Faça a base, que pode ser de qualquer cor. Escolhemos branco para dar uma pátina estonada, que traz essa aparência mais envelhecida. Depois de seca, passe cera sobre a superfície - ela vai ajudar na hora de remover a tinta que virá por cima. Foto: Renato Santana/CORREIO Finalizando Depois de pintar, espere o tempo de secagem. Passe a lixa fina -  isso dará o acabamento de pátina. Fure dois pontos para prender os ganchos na altura que preferir. Repita o processo nos caixotes, que podem ser comprados prontos. Depois, é só pendurar na parede e usar sua jardineira.  Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração e pets: